Cinema da USP exibe 10ª Mostra de Animação

14 longas-metragens, série de curtas nacionais e batalha de animação estarão em cartaz até 6 de agosto

18/07/2023 - Publicado há 10 meses
Banner da 10ª Mostra de Animação, do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) - Foto: Reprodução/Cinusp

Até 6 de agosto, o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) promove a 10ª edição da Mostra de Animação. Para comemorar os dez anos da mostra, 14 filmes que valorizam diferentes técnicas artísticas e gêneros narrativos estarão em cartaz no Centro Cultural Camargo Guarnieri e no Centro Universitário Maria Antonia, com sessões às 16h e às 19 horas. “Este ano, para celebrar esse marco, preparamos uma mostra que valoriza a história da animação e seu desenvolvimento enquanto arte”, escreve a curadoria no site do Cinusp.

Aya de Youpogon (2013) inicia a mostra com a história de Aya, uma jovem moradora de uma comunidade pobre e periférica à Abidjan, cidade mais rica da Costa do Marfim. Adaptação do quadrinho de Marguerite Abouet, que dirige o longa ao lado de Clément Obrerie, Aya de Youpogon remete à linguagem das histórias em quadrinhos para expor uma crítica às desigualdades sociais do país.

Das produções nacionais, Boi Aruá (1984), abre a lista. Com direção de Chico Liberato, o longa se passa no sertão nordestino e tem inspiração em elementos das culturas africanas, indígenas e europeias. Para retratar a lenda homônima, remete a gravuras e à literatura de cordel. A adaptação da série televisiva Tromba Trem: O Filme (2022) e a homenagem à cartunista Laerte Coutinho A Cidade dos Piratas (2018) completam a sequência de longas nacionais.

Mas a presença do Brasil na mostra não para por aí. Em 26 de julho, às 19 horas, em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), haverá uma sessão de exibição de seis curtas-metragens nacionais, seguida de um debate sobre as produções. Pedro Della Conti, diretor de Tamo Junto (2021), e Rosana Urbes, diretora de Guida (2015), estarão presentes no dia.

Tratando-se de animação, é impossível deixar o Japão de fora. Os elementos tradicionais japoneses e a modernidade representada por Tóquio são destaques de Your Name (2016), de Makoto Shinkai. O longa deu visibilidade ao mercado de filmes em anime – como são chamadas as animações japonesas – trazendo uma emocionante história de conexão, romance e amadurecimento.

O Japão é representado também pelo surrealista e colorido The Night Is Short, Walk on Girl (2017), dirigido por Masaaki Yuasa e adaptado do livro homônimo de Tomihiko Morimi, e pelo realista, sensível e, ao mesmo tempo, humorístico Padrinhos de Tóquio (2003), de Satoshi Kon, um dos grandes nomes da história do cinema de animação japonês.

Produções da Europa também têm a sua participação na mostra, com ênfase no experimentalismo das técnicas de animação no cinema. O Ano Tcheco (1947) é o stop-motion  pioneiro de Jiří Trnka, que foi premiado com o Primeiro Prêmio de Melhor Filme no Festival de Filmes de Animação, na França. Já em Sobrevivendo à Vida: Teoria e Prática (2010), o artista surrealista checo Jan Švankmajer mescla colagens e live-action ao refletir sobre sonhos.

O experimentalismo europeu surge também em Música e Fantasia (1976), que reúne diferentes técnicas e formatos de animação em uma crítica ácida à indústria cinematográfica dos Estados Unidos – mais especificamente, ao clássico da Disney Fantasia (1940). A grande produtora é referenciada também por meio de uma das suas mais recentes criações: Tico e Teco: Defensores da Lei (2022) mistura a animação 2D, 3D e o live-action ao trazer à tona o cenário do mercado do cinema estadunidense de maneira bem-humorada e metalinguística.

Outras três obras completam o catálogo de longas-metragens. O Romance de Renard (1937), pioneiro na técnica do stop-motion e o sexto longa animado a ser lançado no mundo, tem direção de Irene Starewicz e Wladyslaw Starewicz. Já Banho de Espuma (1979), do animador húngaro György Kovásznai, será exibido em conjunto com um curta do mesmo diretor, Noites no Boulevard (1972). Por fim, a sombria animação espanhola Psiconautas, As Crianças Esquecidas (2015) completa a lista de longas a serem exibidos.

A mostra conta, ainda, com uma batalha de animação. O público poderá votar e torcer pelo seu favorito da DreamWorks Animation: Kung Fu Panda (2008) ou Madagascar (2005). O filme vencedor será exibido em 4 de agosto, às 19 horas.

*sob orientação de Marcello Rollemberg

A 10ª Mostra de Animação está em cartaz até 6 de agosto, às 16 e às 19 horas, de segunda a sexta-feira, na sala do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo) e às 16 e 18 horas, no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 258/294, na Vila Buarque, região central de São Paulo) aos sábados e domingos. Entrada grátis. Mais informações e a programação completa da mostra estão disponíveis no site do Cinusp.