Exposição no Sesc de Santos lembra centenário de Gilberto Mendes

Vida e obra do compositor santista, morto em 2016, são destaque de mostra com curadoria do professor da USP Lorenzo Mammi

 22/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 28/11/2022 as 12:14
O compositor Gilberto Mendes, em traço de Eliane Mendes – Foto: Reprodução de Isabel Carvalhaes/Acervo Eliane Ghigonetto Mendes

 

+ Mais

Gilberto Mendes compõe a infinitude. E alça voos “entre temperos e gostos”

O Sesc de Santos inaugurou no dia 4 de novembro a exposição Gilberto Mendes – 100, que aborda a vida e a obra do compositor santista no ano do seu centenário. A mostra está dividida em “ilhas”, cada uma dedicada a um aspecto da trajetória de Mendes, como música, cinema, teatro, poesia concreta e a sua relação com a cidade de Santos. Em cartaz até 30 de abril de 2023, a exposição tem curadoria do professor Lorenzo Mammi, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com consultoria de Lívio Tragtenberg. “Gilberto Mendes é um compositor muito atípico, porque tinha muitas áreas de interesse. A exposição busca mostrar esse aspecto da sua obra”, afirma Mammi em entrevista à Rádio USP (ouça a íntegra da entrevista no link abaixo).

Nascido em 13 de outubro de 1932 e morto em 1º de janeiro de 2016, aos 93 anos, Mendes é um dos compositores contemporâneos mais celebrados no exterior. Professor aposentado do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, ele fundou em 1962, em Santos, o Festival Música Nova, que difundiu a música contemporânea no Brasil. É autor de Santos Football Music, Saudades do Parque Balneário Hotel e Beba Coca-Cola, entre outras composições. 

O Sesc de Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, bairro da Aparecida (canal 5), em Santos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3278-9800.

Ouça no link abaixo o boletim Dica Cultural, da Rádio USP (93,7 MHz), que traz entrevista com o professor Lorenzo Mammi, curador da exposição Gilberto Mendes – 100. O boletim é produzido por Heloisa Granito e tem apresentação de Cristiane Pradella.

Logo da Rádio USP

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.