Biblioteca Brasiliana apresenta recital de violino

Evento acontece nesta quinta-feira, dia 24, às 12h30, com entrada grátis

22/11/2022 - Publicado há 1 ano

Foto: Wikimedia Commons

A professora Eliane Tokeshi – Foto: Kátia Kuwabara/Ocam-USP

Nesta quinta-feira, dia 24, às 12h30, na Sala de Música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, acontece o Recital da Classe de Violino, dirigido pela professora Eliane Tokeshi, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A entrada é grátis.

Na ocasião, os alunos da professora Eliane vão executar um repertório que inclui obras de Max Bruch, Cesar Franck, Arvo Part, Ernst Bloch, Guerra-Peixe e Artur Barbosa.

Esses compositores são autores de obras para violino que marcaram a história da música. O alemão Max Bruch (1838-1920), ligado à fase romântica da arte europeia, é autor de cerca de 200 obras, entre elas três concertos para violino. O belga Cesar Franck (1822-1890) é mais famoso por suas composições para órgão, mas tem no currículo quatro trios para piano e cordas, entre outras composições que utilizam o violino. Hoje com 87 anos, o estoniano Arvo Part é dono de vasta obra, que inclui músicas de câmara, para orquestra, para vozes e para diferentes instrumentos. O suíço Ernst Bloch (1880-1959), que começou a compor logo depois de iniciar os estudos de violino, aos 9 anos, tem uma obra musical marcada por suas origens judaicas.

Já os dois compositores brasileiros que fazem parte do repertório do Recital da Classe de Violino se aproximam pela originalidade. Nos anos 50, Guerra-Peixe (1914-1993) se dedicou a estudar ritmos nordestinos, como o maracatu, o coco, o xangô e o frevo, que marcaram a fase nacionalista da sua carreira. Por sua vez, Arthur Barbosa, regente e violinista integrante da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), busca introduzir ritmos latino-americanos na música orquestral.

O Recital da Classe de Violino, dirigido pela professora Eliane Tokeshi, acontece nesta quinta-feira, dia 24, às 12h30, na Sala de Música Heitor Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis.

Banner do evento – Foto: Reprodução/BBM-USP