“Série Energia”: A digitalização ajuda no avanço rumo à energia sustentável

Confiabilidade, otimização e eficiência são algumas características agregadas pela digitalização ao setor energético

 11/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 12/06/2023 as 12:10
Por
A digitalização invade o setor de energia sustentável e promete otimização dos serviços Imagem: ItNeverEnds/ Pixabay
Logo da Rádio USP

Já estamos acostumados com o termo “digitalização” em nossas tarefas cotidianas. Documento digital, moeda digital, comércio digital entre outros. Afinal, o que é a digitalização e como ela pode contribuir para um setor de energia mais sustentável?

A digitalização é o processo de transformar objetos e/ou processos físicos ou analógicos em digitais. Quando digitalizamos uma fotografia, transferimos aquela informação visual do meio físico do papel para o meio digital, que pode ser um cartão de memória ou armazenada na internet.  

A principal vantagem da digitalização é a flexibilidade que ela traz aos processos. No setor de energia as aplicações da digitalização podem acelerar a transição energética para o baixo carbono, uma vez que a digitalização dos ativos do setor de energia permite uma maior flexibilidade das manobras, acúmulo de informações no “Big Data”, uso de tecnologias de inteligência artificial, entre outras. A consequência é uma maior confiabilidade dos sistemas, possibilidade de otimização e tudo isso nos conduz para um setor elétrico mais eficiente e seguro.

Somado a isso, as tecnologias emergentes do setor de energia como as fontes renováveis, a geração de forma distribuída, a gestão ativa da demanda, a eletrificação das frotas e as tendências de compartilhamento de veículos por aplicativo ou até mesmo o conceito de transporte público inteligente nas chamadas Cidades Inteligentes, as Smart Cities, fazem uso intensivo das tecnologias digitais. 

A Série Energia tem apresentação e produção do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.