Evento debate energia sustentável com pesquisadores do Brasil e da Alemanha

Com participação de pesquisadores da USP, edição deste ano do “Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação” terá transmissão ao vivo pelo YouTube nos dias 16 e 17 de maio

10/05/2023 - Publicado há 12 meses
Evento promove diálogo entre Brasil e Alemanha sobre ciência e inovação – Foto: Divulgação/DWIH

.
Com o tema Sustainable Energy Transition (Transição Energética Sustentável), a 10ª edição do Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação acontecerá nos dias 16 e 17 de maio de 2023, em São Paulo. O encontro, organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) será transmitido ao vivo pelo Canal do DWIH no YouTube. Para participar presencialmente no auditório do DWIH, é preciso se inscrever neste link.

O evento binacional tem o objetivo de debater a necessidade e medidas para promover – ou acelerar – a transição para o uso de fontes renováveis de energia diante das ameaçadas da crise climática decorrente de tecnologias emissoras de CO2. O encontro reunirá cientistas, gestores e inovadores da indústria, mas tem também como público-alvo representantes da administração pública e interessados em geral. Outro objetivo do Diálogo é gerar colaboração internacional e tecnológica, como o início de novas pesquisas, projetos de transferência de conhecimento e medidas de governança por parte de gestores públicos e lideranças empresariais.

Ao todo, o 10º Diálogo contará com 20 palestrantes: 14 cientistas (sete de cada país) e seis representantes de empresas alemãs no Brasil. Participam do evento o ex-reitor da USP Marco Antonio Zago, atualmente presidente da Fapesp, e os professores Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), e José Roberto Cardoso, da Escola Politécnica (Poli). Para conferir a programação completa clique aqui.

O programa possui quatro tópicos: Sustainable energy transition and society, que abrirá a discussão sobre a transição para um sistema de energia carbono zero e impactos sociais e financeiros; Resilience of future sustainable energy systems, com foco na troca de diferentes perspectivas e ideias em economia circular; Technological innovations for a sustainable energy transition, que vai abordar inovações tecnológicas como hidrogênio verde e veículos elétricos; e Education for innovation and sustainable energy consumption, que vai debater como educar as pessoas para uma vida de consumo energético sustentável.

Para acompanha o evento on-line acesse este link.

.

Com informações do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)