“Série Energia”: Impostos zerados devem impulsionar a energia solar

Medida adotada pelo governo federal impacta custos de importação de insumos para produção de placas fotovoltaicas

 14/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 12/06/2023 as 12:07
Por
Fabricação de placa para energia solar vai ficar mais barata – Foto: Visualhunt

 

Logo da Rádio USP

No final de março de 2023 o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), zerou os impostos chamados II – Impostos de Importação, IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, PIS – Programa de Integração Social e Cofins, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, todos cobrados sobre a importação de insumos para fabricação de painéis solares, em uma medida com previsão de se estender até dezembro de 2026. As alíquotas desses impostos, somadas, chegam a 24% do custo final de uma placa solar.

A medida faz parte de uma integração do setor de painéis solares fotovoltaicos ao chamado Padis (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores). Este programa não é novo, tem cerca de 16 anos. Houve altos e baixos e ele chegou praticamente a ser abandonado em alguns governos. Originalmente, o Padis criava incentivos fiscais para a indústria de dispositivos eletrônicos semicondutores, como displays LCD e plasma, circuitos integrados, chips de memória, entre outros.

Além das células fotovoltaicas, outros materiais para a fabricação de módulos estão inclusos na medida, como silicones, resinas, plásticos, polímeros, vidros, cobre, alumínio etc.

A isenção vale para insumos utilizados por fabricantes de painéis solares e não para a importação de painéis solares fotovoltaicos já prontos para o uso. A expectativa é que com menos impostos e a consequente diminuição dos custos de produção, os preços dos módulos diminuam para o consumidor final.  Além disso, também há a expectativa de criação de mais empregos no setor.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Murilo Miceno Frigo, discente de doutorado e professor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.