Obra traz a história da criação dos novos cursos da área de saúde na FMRP

Lançamento será no dia 1º de dezembro, às 11h30, Centro de Eventos do Bloco Didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP

 29/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Livro "Os novos cursos de graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e o Departamento de Ciências da Saúde no contexto da história da USP"

No dia 1º de dezembro, às 11h30, será lançada a obra Os novos cursos de graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e o Departamento de Ciências da Saúde no contexto da história da USP. A obra resgata a iniciativa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP para a criação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, em 2002, e de Nutrição e Metabolismo e Fonoaudiologia em 2003.

“O livro abrange a história de uma decisão pioneira da nossa unidade na criação desses cursos, contextualiza a inserção deles e abre perspectivas para vislumbrarmos um futuro promissor para a FMRP, que se destaca na sua ousadia e missão de ser referência na área da saúde”, explicam as professoras Débora Bevilaqua Grossi e Maria de Lourdes Veronese Rodrigues da FMRP, organizadoras e coautoras da obra.

Outro ponto de destaque na obra é o Departamento de Ciências da Saúde, que foi criado em 2018 e hoje abrange os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Metabolismo e Terapia Ocupacional. “Uma escola com forte e invejável tradição e trabalho em saúde não poderia se furtar a ampliar suas ações em campos de atuação complementares. Impossível imaginar hoje o atendimento médico despido de abordagens multiprofissionais, que refletem a evolução no conceito de atenção à saúde”, afirma o professor e diretor da FMRP, Rui Alberto Ferriani.

Além das professoras Débora e Maria de Lourdes, o livro conta com a coautoria dos professores Adriana Sparenberg Oliveira, Anderson Marliene Navarro, Antonio Waldo Zuardi, Ayrton Custódio Moreira, Cristine Homsi Jorge, Lilian Neto Aguiar Ricz, Maria Paula Panúncio-Pinto, Marisa de Cássia Registro Fonseca, Osvaldo Massaiti Takayanagui, Patrícia Pupin Mandrá, Rosa Wanda Diez Garcia, Sthella Zanchetta e Wilma Terezinha Anselmo Lima e da terapeuta ocupacional Elke Riegui Baldo, todos da FMRP.

O lançamento, que integra as ações comemorativas pelos 70 anos da FMRP, será aberto ao público no Centro de Eventos do Bloco Didático da FMRP no Campus da USP em Ribeirão Preto. Os interessados poderão acessar a versão em PDF do livro após o evento neste link.

Mais informações: mrprioli@fmrp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.