Mulheres com obesidade podem participar de estudo sobre mindful eating e dieta mediterrânea

Participantes passarão por duas avaliações físicas presenciais em Ribeirão Preto e poderão ser incluídas no grupo de sessões on-line sobre mindful eating ou no grupo que receberá orientações sobre a dieta mediterrânea

 29/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Pesquisadoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntárias para estudo que vai avaliar o metabolismo de mulheres com obesidade no mindful eating, técnica para comer de forma consciente, e da dieta mediterrânea, alimentação que destaca o consumo de alimentos frescos e naturais tradicionais da região mediterrânea.

Podem participar mulheres com idade entre 30 e 55 anos com o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 29 e 39,9 kg/m², não fumantes, não portadores de doenças crônicas como: doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, reumáticas, imunodepressoras, entre outras; não praticantes de meditação ou atividade física regular e que tenham disponibilidade para participar de encontros on-line semanais por 11 semanas.

As candidatas selecionadas passarão por uma avaliação física presencial na Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP) e serão divididas aleatoriamente em dois grupos, sendo que um contará com sessões on-line de mindful eating e o outro receberá orientação de dieta mediterrânea. Após a realização das atividades, as voluntárias serão reavaliadas. As interessadas devem fazer a pré-inscrição neste link.

O trabalho O efeito do mindful eating sobre citocinas pró-inflamatórias comparado à dieta mediterrânea: estudo clínico randomizado é realizado por Camila Caetano de Souza, médica e mestranda sob orientação da professora Vivian Marques Miguel Suen, ambas da FMRP.

Mais informações e pré-inscrição: camilacaetanodesouza@usp.br

Como calcular o IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) é usado para avaliar se a pessoa está no peso ideal em relação à altura. O cálculo é a divisão do peso do paciente pela altura elevada ao quadrado.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.