Colunista analisa atual arquitetura paraguaia

Seguindo uma tendência pós-crise de 2008, os arquitetos procuram fazer muito com poucos recursos, priorizando projetos de transformação social

De Assunção, onde se encontra, o professor Guilherme Wisnik fala sobre a arquitetura contemporânea do Paraguai, que segue a tendência atual, pós- crise de 2008, de uma guinada na direção da simplicidade, buscando fazer muito com poucos recursos. Nesse sentido, Wisnik chama a atenção para um importante evento na área da arquitetura, a Biau (Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo), realizada recentemente, em Assunção, a qual se destacou por não ser expositiva, e sim de intervenção, com o propósito de desencadear transformações reais, visando à melhoria da vida cotidiana das pessoas.

Tanto é assim que a Biau focou suas ações num bairro carente da capital paraguaia, priorizando projetos de transformação social. Segundo Wisnik, buscou-se atuar no sentido da democratização dos espaços e de sua melhoria, “revalorizando as noções de espaço público e de habitação”. A propósito: o colunista destaca também o lançamento do livro – recentemente lançado no Brasil – Arquiteturas Contemporâneas no Paraguai, obra que apresenta boa parte da produção atual e os grandes expoentes da atual arquitetura paraguaia, uma geração de gente muito importante, de acordo com Wisnik.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar toda quinta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.