Crimes só podem ser julgados no País caso ocorram ou produzam efeitos em seu território

Caso do pastor mineiro André Valadão, nos Estados Unidos, produziu efeitos no Brasil, os quais autorizam, em tese, a abrir processo contra ele

12/09/2023 - Publicado há 8 meses
Professor afirma que a internet potencializa a possibilidade da ação que é praticada em determinado lugar produzir efeitos em outra jurisdição – Foto: Racool_studio/Freepik

Logo da Rádio USP

O julgamento de crimes no País depende de alguns fatores, como o local onde o ato foi praticado. O Código Penal estabelece que o Judiciário brasileiro pode julgar os crimes ocorridos em território nacional caso a ação criminosa tenha ocorrido no Brasil, no todo ou em parte, ou fora do Brasil, mas que tenha produzido efeitos no País.

No começo de julho deste ano, o pastor mineiro André Valadão, durante a pregação em um culto nos Estados Unidos, transmitido ao vivo nas redes sociais, praticou falas ofensivas à comunidade LGBTQIA +. Assim, mesmo estando nos Estados Unidos, como a ação do pastor foi praticada via internet, ela produz efeitos no Brasil, o que permite, em tese, abrir processo contra ele.

Caio Gracco Pinheiro Dias – Foto: Lattes

Segundo o professor Caio Gracco Pinheiro Dias, do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, no caso do pastor, o fato de o crime ter acontecido nos Estados Unidos não impede a jurisdição brasileira de examinar a questão.

“No caso das declarações do pastor André Valadão, é possível entender que, na medida que essas declarações constituem uma incitação à violência contra determinados grupos de pessoas no Brasil, seus efeitos podem ser sentidos aqui. Então, seria perfeitamente possível estabelecer a competência do Judiciário brasileiro para julgar esse caso”, declara o professor.

Jurisdição na internet

A jurisdição diz respeito ao poder do Estado para solucionar e julgar determinados conflitos. Para Gracco, a internet potencializa a possibilidade da ação que é praticada em um determinado lugar produzir efeitos em outra jurisdição. “Isso não é exatamente novidade. Crimes de incitação à violência, por exemplo, podem ser praticados pelo rádio e a emissão radiofônica vir de um lugar e acabar motivando um ato violento em outro lugar”, afirma.

Segundo o professor, a internet acaba tornando isso muito mais fácil, já que permite que as ações das pessoas possam produzir efeitos a distância de maneira mais fácil. “Para acessar documentos guardados por uma pessoa, antes você precisaria abrir um cofre ou invadir os arquivos, mas, a partir do momento que esses arquivos estão gravados no computador e que esse computador pode ser acessado via rede, então uma pessoa de qualquer lugar do mundo pode acessar esses arquivos também”, exemplifica Gracco. “A internet amplia a possibilidade de que a ação praticada em um determinado lugar possa produzir efeitos em outros”, finaliza.

*Estagiária sob supervisão de Ferraz Junior

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.