Colesterol alterado leva cerca de cinco crianças por semana ao HC de Ribeirão Preto

O problema está na obesidade, que tem o sedentarismo e as telas como principais causas, afirmam especialistas que defendem mudança de hábitos e a atividade física

 29/02/2024 - Publicado há 2 meses
Por
Colesterol alto está ligado ao sedentarismo das crianças – Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Reprodução/Freepik e brgfx/Freepik
Logo da Rádio USP

O sedentarismo é apontado como o vilão da saúde de crianças e adolescentes que a cada dia buscam tratamento para problemas com o colesterol. Acomodados em suas casas e envoltos pelas telas (celulares, tablets e videogames), tornam-se vítimas da obesidade, colesterol alterado, doenças cardiovasculares precoces, diabetes, prejuízo do sono e até mesmo problemas ósseos. 

Raphael Del Roio Liberatore Júnior – Foto: Reprodução

Especialista em endocrinologia pediátrica, o professor Raphael Del Roio Liberatore, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, informa que o Hospital das Clínicas (HCFMRP) atende cerca de cinco casos novos de distúrbios de colesterol nesta faixa por semana. E a causa principal, segundo o professor, é o estilo de vida sedentário. “Em crianças e adolescentes, a principal causa do sedentarismo hoje é o uso de telas. O sedentarismo é, sim, um dos fatores de risco para desenvolver alteração de colesterol. Além da genética familiar e da alimentação”.

Para Liberatore, o sedentarismo das crianças no Brasil e no município de Ribeirão Preto se revela como um dos mais sérios problemas de saúde pública. Fato confirmado por relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrando que 78% das crianças e 84% dos adolescentes brasileiros não realizam o mínimo de atividade física recomendada diariamente (de 30 a 50 minutos), e também pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que identifica uma em cada três crianças de cinco a nove anos de idade acima do peso. 

Se um dos reflexos do sedentarismo infantil é a obesidade, os riscos associados às doenças coronarianas não podem ser menosprezados. A própria OMS classificou a inatividade física como risco associado a essas doenças e o professor e diretor da Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, Hugo Tourinho Filho, também concorda. “O sedentarismo também leva à obesidade, à hipertensão e aos níveis elevados de gordura no sangue, conhecidos por hipercolesterolemia”, acentua.

Contra o sedentarismo, o professor Tourinho afirma que a infância é fundamental “para que a criança crie a sua biblioteca motora; é com as experiências motoras que ela se torna um adulto com mais facilidade para realizar suas atividades físicas”. O grande problema de crianças que não realizam exercício físico, emenda Tourinho, “é que, a partir desse estilo de vida inativo, passam a desenvolver as mesmas doenças que o sedentarismo provoca na idade adulta”. 

Como tratar o sedentarismo

Hugo Tourinho Filho – Foto: Reprodução/EEFERP-USP

O professor Liberatore conta que existe um protocolo a ser seguido quando atendem uma criança com problema de colesterol no HCRP. “Toda vez que se detecta um problema de colesterol, a gente inicia uma avaliação para ver se é genético. Se não é familiar, afastam-se as doenças que podem causar aumento de colesterol em crianças, principalmente diabetes e problema na tireoide. Disparado, a causa mais comum é a obesidade.”

Dados do Ministério da Saúde, divulgados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, confirmam a realidade do HCRP e mostram que, em 2022, mais de 3,6 milhões de crianças e adolescentes estavam com excesso de peso no Brasil; um milhão deles era por obesidade, não por outros problemas.

Assim, tanto Tourinho quanto Liberatore acreditam em mudança de estilo de vida contra o sedentarismo. Mudar o comportamento sedentário, avalia Liberatore, está na “implementação de um programa de hábito de atividade física. Em crianças, é o brincar; então, andar de bicicleta, participar do bola queimada e levar o cachorro para passear são ótimos recursos”.

*Estagiária sob supervisão de Ferraz Junior e Rita Stella


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.