Cobertura internacional marca atividades da Comunicação da USP em Ribeirão Preto

A jornalista Rosemeire Talamone, com apoio da equipe local e da capital, integrou a delegação da Universidade na COP28. Setor fecha ano com boas notícias

 22/12/2023 - Publicado há 4 meses
Por

A Conferência do Clima 2023, realizada em dezembro na cidade de Dubai (EAU), ou simplesmente a COP28, coroou com êxito as atividades do Polo Ribeirão Preto da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP no ano que termina, porque a Universidade teve cobertura jornalística exclusiva de sua participação no evento. Dessa forma, o setor de Comunicação encerra as atividades de 2023 contabilizando saldo extremamente positivo na rádio, no portal e nas redes sociais.

A jornalista Rosemeire Talamone integrou a delegação de pesquisadores da USP na Conferência do Clima, participando de painéis em que discutiram questões climáticas relativas à agricultura brasileira, à floresta amazônica, aos esforços que a própria Universidade implementa em suas práticas para se tornar um ambiente sustentável, que rendeu reconhecimento internacional como a 8ª melhor Universidade Sustentável do Mundo, e a assinatura do acordo de cooperação entre a USP e Universidade de Dubai. Tudo isso pode ser conferido aqui.

Para a jornalista, esta importância pode ser verificada com a USP participando ativamente de painéis e discutindo questões cruciais como transição energética, justiça climática, mercado de carbono, impactos das mudanças climáticas em populações vulneráveis e ações para enfrentar a crise climática. “A Universidade mostrou que lidera projetos inovadores, como a estação experimental de abastecimento de hidrogênio renovável a partir de etanol, e realiza pesquisas em áreas como mercado de carbono, investimento sustentável e agricultura visando ao sequestro de carbono”, analisa.

Fazer a cobertura da USP em um evento desta magnitude tem um sabor especial. “Estar presente e poder escrever em tempo real, assimilando a visão de profissionais de veículos de comunicação e pesquisadores de todas as partes do mundo, enriquece nosso trabalho e traz uma experiência sem precedentes. Para a Universidade, que busca e quer avançar para uma maior inserção internacional, este pode ser um dos caminhos a serem trilhados”, afirma. 

Expo City em Dubai, nos Emirados Árabes, onde aconteceu a 28ª Conferência do Clima no início do mês de dezembro

Em 2023, três anos após o pico da pandemia de covid-19, o assunto ainda mobiliza a atenção de leitores e ouvintes. Para se ter uma ideia, a reportagem mais lida no ano, no portal ribeirao.usp.br, é sobre a covid. Publicada em 24 de agosto e de autoria do estagiário de jornalismo Hugo Luque, sob supervisão de Ferraz Junior, a reportagem Mais contagiosa, nova variante da covid-19 apresenta riscos para os mais vulneráveis, se refere ao surgimento da variante éris.

Ao longo do ano, que foi marcado por uma quantidade de feriados acima da média, o jornalismo do Polo Ribeirão Preto da SCS conseguiu aprofundar a qualidade da informação produzida e divulgada nas mídias da Universidade e nas redes sociais, como Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). Foram produzidas 181 reportagens veiculadas no Jornal da USP no Ar – Edição Regional e replicadas na emissora em São Paulo, além de ficarem disponíveis nos portais jornal.usp.br e ribeirao.usp.br

Atualidades

Fachada do Hemocentro RP Foto: Marcos Santos/USP imagens

Além da reportagem sobre a variante éris da covid-19, a Editoria de Atualidades, supervisionada por Ferraz Junior, foi a que mais produziu reportagens, respondendo por 75% do total. Isso se deve ao fato de ser a editoria que repercute com especialistas da universidade os principais fatos do dia a dia. 

Como exemplo, a reportagem do Eduardo Nazaré sobre o projeto piloto do Hemocentro para tratamento de leucemia e linfomas que recebeu o aval da Anvisa (você pode ler aqui). Outro destaque de Atualidades foi a reportagem de Laura Oliveira, que explica porque países subdesenvolvidos se transformam em lixões do mundo

Para Ferraz Junior, a responsabilidade de ficar “antenado” com o que acontece à nossa volta e repercutir com os especialistas da USP é um desafio constante. “A Rádio USP não corre atrás do furo de reportagem, mas das perguntas que não foram feitas nas reportagens da grande imprensa. Buscamos aquele viés que ainda não foi abordado para trazer visões de analistas qualificados. Fugimos do lugar-comum nas abordagens, do viés político, da polarização, mas queremos sempre ouvir opiniões divergentes e deixar o ouvinte tirar suas próprias conclusões”, afirma.

Universidade, Diversidade, Institucional 

Pica-pau-de-banda-branca, Caburé e Papagaio-verdadeiro: aves presentes no campus da USP em Ribeirão Preto – Foto: Livro Aves do Campus da USP em Ribeirão Preto

Por sua vez, as Editorias de Universidade, Diversidade e Institucional ficam sob supervisão de Rosemeire Talamone. Entre os destaques deste ano, está a reportagem especial sobre os 70 anos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, neste link. Vale destacar também a entrevista com o professor Umberto Celli Junior, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, sobre como as medidas comerciais relacionadas ao clima estão gerando tensões internacionais que podem resultar em barreiras ao comércio mundial e prejudicar a cooperação global em relação às mudanças climáticas.

O professor foi o único brasileiro a integrar a equipe de especialistas que elaborou uma proposta com princípios do Direito Internacional que pudessem facilitar a concepção e implementação de políticas climáticas relacionadas ao comércio, de forma consistente e coerente e que foi apresentada na Organização Mundial do Comércio (OMC). (Leia neste link) 

Não se pode deixar de citar também um trabalho inédito que é o catálogo fotográfico que revela a rica diversidade de 203 espécies de aves, de 56 famílias distintas, que povoam o campus da USP. (Leia neste link)

Ciências 

A jornalista Rita Stella supervisiona a editoria mais complexa, a de Ciências, porque precisa “traduzir” a linguagem, muitas vezes extremamente acadêmica, para uma “versão” que seja acessível ao leitor leigo. É a editoria que tem o maior compromisso de fazer a interface entre a produção de conhecimento e o público externo da Universidade. Como destaque da editoria este ano, a jornalista cita a reportagem feita por Eduardo Nazaré sobre o uso da tapioca e do amido de milho, comuns na culinária, na fabricação de cosméticos de baixo custo, numa pesquisa feita na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP.

Destaque também para outra reportagem de Eduardo Nazaré e também de uma pesquisa da FCFRP sobre o uso de corantes têxteis que são cancerígenos e, o pior, que não há regulamentação para o uso desses produtos no Brasil. (Leia aqui)

Foto: Arquivo pessoal do pesquisador da matéria sobre o uso de agrotóxicos

Segundo Rita Stella, essas duas pesquisas são destaque porque estiveram entre as mais lidas do portal do Jornal da USP e mais comentadas nas redes sociais da Universidade, mas são tão importantes quanto as das equipes da Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP que quantificaram os males do uso de agrotóxicos aos insetos sociais, como as abelhas tropicais. (Leia aqui); ou ainda as que mostram que o Hemisfério Sul foi o berço das abelhas. (Leia aqui)

 

Express Cultura

Express mostrou diversidade das artes que se apresentam na cidade e na região, desde o maracatu até entrevista com jovens escritores. Fotos: Divulgação

Programa dedicado à divulgação das atividades culturais da USP e da cidade, o Express Cultura chega ao final do ano contabilizando o expressivo número de 102 entrevistas realizadas. O produtor e apresentador do programa, Gabriel Mendeleh, o Khaled, comemora: “Em 2023 o Express prezou pela diversidade, tanto das áreas da cultura abordadas quanto dos entrevistados, dando espaço sempre para o independente e o novo. As entrevistas são reflexo disso, abarcamos uma diversa gama das áreas da arte e da cultura, mostrando culturas tradicionais como o maracatu, teatro, cinema, jovens escritores que são destaques nacionais, assim como músicos que buscam levar nossa cultura para além das fronteiras territoriais de nosso país”. 

Ele destaca três entrevistas que considera marcantes ao longo do ano. Uma delas foi sobre os 15 anos do maracatu Chapéu do Sol, realizada com os mestres Walter Franca, da Nação Raízes da África, e Maurício Soares, da Nação Estrela Brilhante de Recife (PE). Uma aula da história do maracatu no Brasil. (Leia aqui)

Outra vertente musical que marcou o Express Cultura deste ano foi a MPB. A entrevista com o duo Ana e Eric revela a mescla de tradições musicais da música popular brasileira com influência da música típica canadense, como o folk. A banda mora no Canadá e resolveu fundir as experiências sonoras dos dois países

Espaço reservado também para a literatura, com a romancista Aline Bei, uma expoente da nova safra de escritores brasileiros. Em pouco tempo de trajetória literária, com dois livros editados, já foi traduzida na França. O produtor do Express Cultura também foi responsável pelo vídeo sobre a Floresta da USP, documentário que conta a história da floresta, um importante espaço verde da cidade. O vídeo ganhou o prêmio na categoria Melhor História Original na mostra 8 and HalFilm Award, na Itália. Assista à produção neste link.

Redes Sociais

O Instagram, o Facebook e o X, antigo Twitter, são as redes sociais utilizadas pelo Polo Ribeirão Preto da SCS para divulgação. O Polo Ribeirão Preto da SCS acompanha a tendência do internauta de migrar do Facebook para o Instagram. Enquanto no primeiro as notícias da USP tiveram uma redução de 36,9% no alcance, no Instagram foi registrado um aumento de nada menos do que 41,5%.  

Veja as atividades do Polo Ribeirão Preto da Superintendência de Comunicação Social da USP em números neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.