Você já imaginou comer uma carne que não venha do abate animal?

As carnes feitas de vegetais são uma alternativa para o consumidor e já é uma realidade em restaurantes

 19/09/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 02/10/2019 as 10:29
Logo da Rádio USP

Isso já é uma realidade que, a cada dia que passa, vem sendo mais desenvolvida pela indústria alimentícia. Preparados de carne feitos com vegetais é uma alternativa que já é realidade em muitos restaurantes e redes de fast food. Mas, agora, a indústria vem realizando testes para a produção de carne em laboratório, as chamadas “carnes cultivadas”.

Mas, será que essas alternativas são saudáveis para o consumidor final? O professor do Departamento de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia  de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, Marco Antonio Trindade, acredita que não. Mesmo as carnes feitas de vegetais são produzidas com compostos que, derivados de alimentos transgênicos, podem ser cancerígenos. 

Além disso, o professor também fala sobre o custo benefício dessas “carnes” alternativas para o consumidor e diz que ainda é cedo para afirmar se elas serão as substitutas das carnes de origem animal que temos hoje em dia.

Ouça a reportagem completa no player acima, com Bruna Diseró.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.