Três novos prédios são inaugurados no campus de Pirassununga

Os prédios são o Laboratório de Oncologia Comparada e Translacional, o Bloco Didático do Departamento de Medicina Veterinária e o Departamento de Engenharia de Biossistemas

06/08/2015 - Publicado há 9 anos     Atualizado: 01/06/2017 as 17:19

Em visita ao campus de Pirassununga, no dia 3 de agosto, o reitor Marco Antonio Zago participou da cerimônia de inauguração dos três novos prédios da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA)

“A FZEA, assim como a Esalq, tem um papel fundamental na formação de uma geração de profissionais capaz de atuar em um mundo cada vez mais competitivo, onde a eficiência e a adaptação são elementos centrais e aos quais a nossa economia não está acostumada”, afirmou o reitor durante a cerimônia. Zago reforçou que, por causa da grande relevância do setor agropecuário, o campus de Pirassununga é muito importante para ajudar o Brasil a enfrentar o atual momento de crise política e econômica que atravessa.

A cerimônia contou com a presença da prefeita da cidade de Pirassununga, Cristina Aparecida Batista, além de diversos dirigentes da USP e autoridades locais

Os prédios inaugurados são o Laboratório de Oncologia Comparada e Translacional (LOCT) e o Bloco Didático do Departamento de Medicina Veterinária (BDMV), ambos do Departamento de Medicina Veterinária (ZMV), e o Departamento de Engenharia de Biossistemas (ZEB). De acordo com o diretor da FZEA, Paulo José do Amaral Sobral, “embora simples, os três novos prédios são muito funcionais e aliviarão a demanda por aulas práticas que, até agora, eram realizadas de maneira adaptada”.

O prefeito do campus de Pirassununga, Flávio Vieira Meirelles, lembrou que, quando foi inaugurado em 1989, o campus abrigava apenas 80 estudantes e hoje são mais de 1.500 alunos matriculados. “É bom ver o crescimento do campus. Esses prédios simbolizam a conclusão de uma etapa importante de planejamento e colaborarão para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no campus”.

A cerimônia também contou com as presenças do vice-reitor Vahan Agopyan; do superintendente de Espaço Físico e chefe de Gabinete, Osvaldo Shigueru Nakao; do superintendente de Prevenção e Proteção Universitária, José Antonio Visintin; do chefe do Departamento de Medicina Veterinária, Carlos Eduardo Ambrósio; do chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas, João Adriano Rossignolo; da prefeita da cidade de Pirassununga, Cristina Aparecida Batista; do presidente da Câmara Municipal, Alcimar Siqueira Montalvão; além de outros dirigentes da Universidade e autoridades locais.

Bloco Didático e Laboratório de Oncologia Comparada e Translacional

Após a cerimônia de inauguração, os dirigentes fizeram uma visita aos novos prédios

O Bloco Didático do Departamento de Medicina Veterinária (BDMV) faz parte do conjunto de infraestrutura do curso de graduação em Medicina Veterinária da FZEA, criado em 2009. O prédio possui quatro grandes laboratórios de aulas práticas, que envolvem disciplinas como Anatomia Animal, Patologia Animal, Microbiologia e Parasitologia, Biologia do Desenvolvimento e Histologia, Epidemiologia e Biologia Molecular.

Com aproximadamente 2.000 metros quadrados de área construída, o prédio possui 16 salas de docentes e pequenos laboratórios de suporte para aulas e pesquisa integrada.

Também pertencente ao Departamento de Medicina Veterinária, o Laboratório de Oncologia Comparada e Translacional (LOCT) foi elaborado para atender à demanda da pesquisa na área de oncologia experimental em animais. Construído em uma estrutura modular de containers, o laboratório possui uma área de 400 metros quadrados.

Departamento de Engenharia de Biossistemas

A terceira inauguração do dia foi a do novo edifício do Departamento de Engenharia de Biossistemas da FZEA, construído para ministrar as aulas práticas profissionalizantes para o curso de Engenharia de Biossistemas.

O prédio possui aproximadamente 1.200 m2, abriga 22 salas de docentes, a secretaria, uma sala de reuniões e seis laboratórios didáticos: Laboratório de Biossistemas, Laboratório Multiusuário de Eletricidade, Laboratório de Biocombustíveis, Laboratório de Computação, Laboratório Multiusuário de Caracterização de Materiais e Laboratório de Instrumentação e Controle.

(Fotos: Ernani Coimbra)