Aquecimento global afeta vida e produção de animais no campo

Verões mais quentes e invernos mais frios estressam os animais, interferindo até mesmo em seu ciclo reprodutivo

O aumento da temperatura ambiental, o aquecimento global, está afetando todo o meio ambiente, inclusive os animais. Parte desses bichos está sendo estudada e ocorre que, em período de reprodução, bovinos, caprinos, ovinos, suínos, além de aves, têm o estresse elevado, o que acaba por afetar a produção de leite ou ovos, por exemplo. O fato se dá quando os animais são submetidos a dias e noites quentes.

A professora Cristiane Gonçalves Titto, da Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo explicou à repórter Sandra Capomaccio os estudos que estão sendo desenvolvidos nesse sentido. Recente relatório da ONG WWF mostra que entre 20% e 30% das espécies do planeta correm o risco de ser extintas, caso as temperaturas globais aumentem em até 2,5 graus Celsius nas próximas décadas, o que pode impactar fortemente suprimentos como água e alimentos.

Acompanhe a matéria na íntegra pelo link acima.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •