Software desenvolvido por alunos melhora seleção para o cursinho da Poli

Marcelo Schneck e Pedro Rossi apresentam projeto exemplo de problemas que a área de Sistemas de Informação pode resolver

 21/07/2022 - Publicado há 2 anos
Aula no Cursinho Popular da Poli, que tem vagas para ingresso no meio do ano – Foto: Divulgação/Poli USP
Logo da Rádio USP

Alunos da disciplina de Sistemas de Informação da Escola Politécnica (Poli) da USP construíram um modelo de site para melhorar o processo de seleção dos candidatos para o Cursinho Popular da Poli. A disciplina de Sistemas de Informação dá aos futuros engenheiros de produção uma visão de como organizar, guardar e recuperar as informações. “Ensinamos a tecnologia, e os alunos aprendem a fazer projetos de software”, conta Marcelo Schneck de Paula Pessoa, professor da disciplina no Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição.

Marcelo Schneck de Paula Pessoa – Foto: Reprodução/Poli-USP

São os estudantes que propõem o problema a ser resolvido, atuando em áreas como pequenas lojas, imobiliárias, restaurantes e clínicas médicas. Trabalhando no cursinho da Poli, Pedro Rossi, aluno da disciplina e um dos criadores do software, notou “gargalos logísticos e organizacionais, principalmente no momento que fazíamos o processo seletivo dos nossos alunos”. Ao pensar no projeto, o objetivo era descobrir “uma maneira de melhorar e automatizar, e uma forma que entregasse menos força de trabalho humano e conseguisse ser mais produtiva”.

Na plataforma desenvolvida, o aluno se cadastra, faz uma prova de conhecimentos e, se for aprovado, envia os documentos para análise. Por fim, marca um dia e horário para uma entrevista socioeconômica com a equipe do cursinho, que analisará se ele se encaixa nos parâmetros. Tudo ocorre dentro do site. Além de reduzir o tempo de trabalho, a plataforma permite “apresentar para o aluno, em tempo real, como está seu status do processo, evitando também muitas perguntas que a nossa ouvidoria recebia”, conta Rossi.

Iniciativa

“Uma coisa que valorizamos muito com relação ao grupo dos alunos é justamente a iniciativa deles irem à luta e resolverem as barreiras”, diz o professor. “Fazer um projeto desses não é fácil [num] período muito curto, do tamanho de um semestre.” O esforço para aprender novos conceitos sem depender de outros também é valorizado, como foi com a linguagem de programação que os alunos estavam tentando usar. Para o grupo de Rossi, “a qualidade da solução, a riqueza da arquitetura foram muito boas”, elogia o professor.

Se você ficou interessado, o cursinho da Poli está com inscrições abertas para professores plantonistas e para a gestão acadêmica. Mais informações estão disponíveis no Instagram dos alunos (@cursinhopoliusp).


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.