Drones estarão por toda parte em um futuro próximo

Luli Radfahrer especula sobre as possibilidades que se anunciam para o futuro dos drones

Hoje os drones estão em todos os lugares e são usados para diversas finalidades, tanto para o bem quanto para o mal. Não é difícil, no entanto, imaginar um cenário futuro em que eles colonizarão o espaço aéreo. Luli Radfahrer especula a respeito das possibilidades que se anunciam para um enxame de microdrones utilizados, por exemplo, para substituir a função das abelhas no processo de polinização. As possibilidades, na verdade, são infinitas.

Já em relação à ameaça que hoje representam para os aviões, a tendência é de que, quanto mais drones ocuparem o espaço aéreo, mais fácil se torne controlar a sua rota, como acontece com as grandes aeronaves. Claro que serão necessários ajustes: eliminar o ruído dos aparelhos é um deles; o outro é criar meios para torná-los seguros, a ponto de que não caiam sobre a cabeça de algum incauto. Mas isso são tarefas das quais o futuro certamente se encarregará.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar toda sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.