Perdas pós-produção e pré-consumo geram um grande desperdício de alimentos no Brasil

O desperdício poderia ser amenizado com ações como a doação de alimentos, mas é preciso cuidado, destaca Paulo José do Amaral Sobral

 07/03/2024 - Publicado há 2 meses
Por
Dados do IBGE mostram que as perdas pós-produção e pré-consumo são muito grandes – Foto: Kátia Mello/ Flickr
Logo da Rádio USP

O Brasil, até 2014, estava fora do Mapa da Fome das Nações Unidas. A partir de 2021, após diversos fatores econômicos e políticos ligados à pandemia, ele voltou a fazer parte dos países com insegurança alimentar. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que cerca de 30% dos alimentos produzidos no País são desperdiçados. Para  reverter essa realidade, são necessárias ações que levem ao reaproveitamento de alimentos.

Paulo José do Amaral Sobral – Foto: Reprodução/FZEA-USP

Paulo José do Amaral Sobral, professor titular do Departamento de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP de Pirassununga, destaca que os dados do Instituto mostram que as perdas pós-produção e pré-consumo são muito grandes. É preciso agir em várias vertentes.

“A perda pré-consumo, pré-processamento, tem que ser evitada, reduzida, com investimento em infraestrutura e educação. Infraestrutura quer dizer melhoria da cadeia do frio, melhoria das condições de transporte, das estradas, dos caminhões e dos trens etc. E dos silos de armazenagem, no caso de cereais, para evitar perdas. Isso pode ser diminuído com o melhor planejamento da sua produção, com educação. Então, é preciso haver uma campanha muito grande. Já existem hoje ONGs que estão trabalhando com isso, ligando produtores e consumidores para reduzir as cadeias intermediárias e isso também, de certa forma, contribui para redução desse desperdício”.   

No Brasil, o trabalho contra o desperdício de alimentos tem um ritmo mais lento do que o da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que realiza uma campanha internacional contra o desperdício. Sobral lembra que, “no terceiro setor, as ONGs estão trabalhando  no sentido de reduzir esse desperdício.”

Adoção de estratégia

Em 2017, o governo brasileiro lançou uma Estratégia Intersetorial para a Redução de Perdas e Desperdício de Alimentos. Em 2020, promulgou uma lei que busca o combate ao desperdício e incentiva a doação de excedentes de alimentos. O professor lembra que é preciso cuidado quando se realiza esse tipo de ação. “A doação de alimentos pode ser uma boa alternativa, mas tem que ser analisada com muita calma e com muito critério, pois envolve valores éticos, valores culturais, valores morais, mas, sobretudo, problemas de justiça”.

De acordo com ele, a questão da doação, “institucionalmente, é um problema de competência, de responsabilização. Então, o grande empecilho para doação é motivado por eventuais problemas que poderão ocorrer, pós-doação, com os consumidores, como diarreia, disenteria, levando até à morte. De quem é a responsabilidade? Do doador ou do intermediário, que conservou de maneira inadequada aquele alimento? Existe aí um problema entre a doação e o consumo que implica em responsabilização e que precisa ser resolvido pelo poder público. Eu sei que na França isso já foi reduzido, a responsabilização do doador, para que os restaurantes possam dar o que sobrou da noite, por exemplo, para algumas organizações. Então isso tem que ser atacado, mas de maneira bem criteriosa, porque pode implicar em danos também a pessoa e a terceiros”.    

Buscando garantir a qualidade e o procedimento dos alimentos doados, foi lançado em 2022, pela Anvisa (Agência Nacional de Segurança Sanitária), um Guia para Doação de Alimentos com Segurança Sanitária.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.