Nova Classificação Brasileira de Ocupações consolida mercado de trabalho

Nelson Nozoe, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, conduz o trabalho do grupo de classificação das novas ocupações e explica como ela funciona

23/03/2022 - Publicado há 2 anos
As ocupações existem no mercado de trabalho, mas algumas não são reconhecidas – Arte sobre foto/Freepik
Logo da Rádio USP

O Ministério do Trabalho e Previdência reconheceu 22 novas profissões, entre elas skatista, analista de e-commerce, oficial de proteção de dados e obstetriz. Essa atualização é feita levando em conta mudanças nos cenários tecnológico, cultural, econômico e social. O reconhecimento da existência de ocupações no mercado de trabalho é feito pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), ligada ao Ministério.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Nelson Nozoe, que é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e conduz o trabalho do grupo de classificação das novas ocupações, explica como essa classificação funciona.

Nelson Nozoe – Foto: FEA-USP

“As ocupações, claro, existem no mercado de trabalho, mas algumas não são reconhecidas”, aponta. “Nas estatísticas oficiais, essa ocupação não aparece individualizada, ela aparece mesclada.” Agora, o governo as reconhece e passa a publicar informações sobre trabalho e emprego individualizando essa nova ocupação.

No Imposto de Renda

Nozoe afirma que, com o reconhecimento, essas ocupações passam a ser consideradas, por exemplo, na declaração do Imposto de Renda. “Do ponto de vista das estatísticas do governo, são vários os usos que se tem”, diz o professor, ao comentar que existem implicações, inclusive, no processo de imigração.

Sobre o reconhecimento de profissões, como skatista e oficial de proteção de dados, Nozoe explica que “a CBO procura estar mais atualizada com o que está acontecendo no momento”. Praticamente todos os dias aparecem ocupações novas, mas leva tempo até que elas estejam consolidadas no mercado de trabalho, por isso a classificação é cautelosa.

Esse reconhecimento é feito mediante solicitação dos interessados e após o trabalho do grupo de classificação que funciona dentro da USP e busca descrever as atividades realizadas. Essas atividades precisam demandar conhecimentos e habilidades específicas daquela ocupação, que a diferencie das demais. Durante esse processo, os profissionais da área são consultados. A partir dessa classificação, é possível elaborar quadros de qualificação profissional.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.