USP promove décima edição da Feira de Profissões entre os dias 18 e 20/08

Na Feira, os visitantes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre os cursos de graduação da USP, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, o mercado de trabalho, assim como se informar sobre os programas de apoio à permanência estudantil oferecidos.

02/08/2016 - Publicado há 8 anos

No evento, os estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular poderão esclarecer as dúvidas sobre os cerca de 300 cursos oferecidos e as diferenças entre eles, carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, as especializações e o mercado de trabalho. Além disso, vão obter informações sobre a inscrição para o vestibular e os programas de apoio à permanência estudantil

Os visitantes assistem ao “Show da Física” na edição de 2015, uma das atrações da Feira, que é realizado há mais de 25 anos por monitores do curso de física

De 18 a 20 de agosto, o Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec) da USP sedia a 10ª Feira USP e as Profissões da capital, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade. A iniciativa é destinada aos estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A entrada é gratuita, mas,  para controle de fluxo, sugere-se que os interessados façam inscrição prévia no site da PRCEU.

O evento reúne todas as Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, organizadas em estandes pelas áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, com o intuito de facilitar a visitação e a procura pelos cursos. Os estandes contarão com alunos e professores da Universidade para esclarecer as dúvidas dos visitantes sobre os cerca de 300 cursos de graduação oferecidos e as diferenças entre eles, carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, as especializações e o mercado de trabalho. É uma oportunidade, também, para que os jovens obtenham informações sobre a inscrição para o vestibular e os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação, etc.).

Além dos estandes, o evento oferece atividades interativas, shows e palestras, como por exemplo: o “Planetário Digital”, que apresenta projeções do universo e das constelações; o grupo “Química em Ação”, que utiliza o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa; o “Show da Física”, que realiza experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas; a “Célula Gigante”, que reproduz o interior de uma célula em uma estrutura de 40 metros cúbicos; a “Barraca Boca”, que simula as partes da boca e demonstra algumas lesões com o intuito de conscientizar sobre o câncer de boca.

O pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marcelo de Andrade Roméro, destaca o caráter inclusivo da Feira: “Este evento é considerado uma vitrine da USP, onde o público conhece o que é oferecido e produzido na Universidade. E, mais do que simplesmente conhecer, encontra as informações para ingressar nesse universo e traçar o seu caminho para realizar este projeto”, ressalta.

O evento é totalmente gratuito e faz parte do Programa “USP e as Profissões”. A feira é realizada duas vezes por ano, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio. Em 2016, a edição do interior aconteceu no campus da USP em Pirassununga, no mês de maio, e reuniu mais de 15 mil participantes. Já a 9ª Feira realizada na capital, em 2015, recebeu a visita de cerca de 60 mil pessoas.

A Feira será realizada de 18 a 20 de agosto, entre quinta-feira e sábado, das 9h às 17h, no Parque CienTec, localizado na Avenida Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico), São Paulo.

Mais informações pelos telefones (11) 2648-0487 / 3091-3511 ou por e-mail uspprofi@usp.br.

(Fotos: Ernani Coimbra)