Mulheres correm mais risco de desenvolver infecção urinária de repetição

A infectologista Thaís Guimarães diz que “o uso de sabonetes íntimos pode ajudar a minimizar os casos de infecções de repetição”, que são aquelas que acontecem mais de três vezes em seis meses ou mais de seis em um ano

13/07/2021 - Publicado há 3 anos
É comum que a uretra, principalmente a das mulheres, seja colonizada por bactérias do trato gastrointestinal –  Foto: Reprodução
Logo da Rádio USP

Ardor, dor ao urinar, vontade de ir ao banheiro a todo instante com pouco volume, urina com cheiro forte ou sangue são sinais de que uma pessoa deve estar com infecção urinária. Um exame solicitado por um médico irá confirmar a suspeita e dar andamento ao tratamento indicado. As mulheres são as mais afetadas, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, mas crianças, principalmente os recém-nascidos, e os idosos costumam apresentar  o problema.

De acordo com a médica Thaís Guimarães, infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, “é muito comum que nossa uretra seja colonizada por bactérias do trato gastrointestinal. Isso ocorre porque, tanto na mulher quanto no homem, a uretra é muito perto do ânus, por onde saem as fezes. Quando essas bactérias conseguem penetrar através da uretra e chegar na bexiga, vão causar a infecção urinária, também conhecida como cistite. Se, através da bexiga, conseguir atingir os rins, vão causar a pielonefrite, infecção dos rins, que tende a evoluir para casos mais graves e necessita de internação”. O uso de sabonetes íntimos pode ajudar a minimizar o problema. “Por terem um PH ácido, podem propiciar uma mudança na microbiota ao redor da uretra, principalmente às mulheres que têm infecção urinária de repetição,  já que diminuem a quantidade de bactérias presentes na região.”

Uma pessoa que tenha mais de três infecções urinárias em seis meses, ou mais de seis em um ano, já apresenta infecção urinária de repetição. Nesse caso, é necessária uma investigação médica para verificar se não há nada que obstrua o sistema do trato urinário. Segundo Thaís, “a causa mais comum de patologia obstrutiva do sistema urinário é a presença de cálculos, popularmente conhecidos como pedras. Quando elas são pequenas, conseguem ser expelidas naturalmente, mas, às vezes, as pedras muito grandes necessitam ser retiradas cirurgicamente”. Uma boa higiene íntima da região genital após uma evacuação ou uma relação sexual é a melhor maneira de prevenir infecções. O controle do diabete também é muito importante para minimizar o problema. Evitar o uso de roupas apertadas e de calcinhas úmidas também ajuda na prevenção, além de dificultar a proliferação de fungos e vulvovaginite.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.