Kepler desvendou a órbita dos planetas

Professor do IAG conta a história da descoberta das órbitas dos planetas, feita no século 17 pelo astrônomo e matemático alemão

Por que os planetas orbitam (giram) ao redor do Sol? E por que este movimento ocorre sempre de uma forma específica, e não de outra? E em outros sistemas solares, ocorre do mesmo modo?

Na coluna “Entender Estrelas” desta semana, o astrofísico João Steiner responde a essas questões e nos conta a história da descoberta de uma lei para as órbitas dos planetas, que determina que elas sempre serão em forma de elipse. O responsável por essa revelação foi o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571 – 1630), que formulou três leis importantíssimas sobre movimento no espaço, contando apenas com observações a olho nu e fazendo cálculos extremamente complexos.

Além disso, os conhecimentos que ele revelou foram essenciais para que, mais tarde, Isaac Newton descrevesse a lei da gravitação – e é por isso que Kepler é considerado um dos cientistas mais importantes da história da humanidade. Ouça no áudio acima.