Kepler desvendou a órbita dos planetas

Professor do IAG conta a história da descoberta das órbitas dos planetas, feita no século 17 pelo astrônomo e matemático alemão

 22/09/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Por que os planetas orbitam (giram) ao redor do Sol? E por que este movimento ocorre sempre de uma forma específica, e não de outra? E em outros sistemas solares, ocorre do mesmo modo?

Na coluna “Entender Estrelas” desta semana, o astrofísico João Steiner responde a essas questões e nos conta a história da descoberta de uma lei para as órbitas dos planetas, que determina que elas sempre serão em forma de elipse. O responsável por essa revelação foi o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571 – 1630), que formulou três leis importantíssimas sobre movimento no espaço, contando apenas com observações a olho nu e fazendo cálculos extremamente complexos.

Além disso, os conhecimentos que ele revelou foram essenciais para que, mais tarde, Isaac Newton descrevesse a lei da gravitação – e é por isso que Kepler é considerado um dos cientistas mais importantes da história da humanidade. Ouça no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.