O tumor significa que há um crescimento, mesmo que pequeno, na pele – Foto: Prefeitura de Belo Horizonte/Flickr-CC

Câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil

A prevenção faz parte das iniciativas da campanha Dezembro Laranja, encampada também pelo Hospital das Clínicas

 29/11/2022 - Publicado há 1 ano

Texto: Redação

Arte: Simone Gomes

Logo da Rádio USP

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, 30% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil correspondem ao câncer de pele. Esse tipo é o mais frequente, mas pode ser prevenido. “[A prevenção] É possível sim, porque o câncer de pele que mais ocorre no nosso meio é aquele em áreas expostas ao sol. A principal maneira de prevenir o câncer de pele que comumente afeta a nossa população é fazer uma boa proteção solar”, explica o especialista Vitor Manoel Silva dos Reis, dermatologista responsável pela campanha de prevenção do Câncer de Pele no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

É preciso estar atento para algumas ocasiões, como o mormaço, que é um período sem sol a pino, mas que possui uma alta carga de radiação ultravioleta sem deixar a pele vermelha. Algumas pessoas também são mais suscetíveis ao desenvolvimento de câncer de pele: “Existem pessoas que têm uma suscetibilidade maior ao câncer de pele. Não se protegendo, elas com certeza vão ter esses fatores, fazendo com que aumente a possibilidade de ter os principais cânceres de pele: carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Esses são aqueles que o sol faz surgir, principalmente em pessoas que já têm uma certa tendência, como pele clara e olhos azuis”, comenta Reis.

Outras formas de prevenção são o uso de roupas que cobrem áreas expostas do corpo, de chapéu ou boné e, sobretudo, o protetor solar.

Vitor Manoel Silva dos Reis - Foto Reprodução Youtube
Vitor Manoel Silva dos Reis - Foto Reprodução Youtube

Diagnóstico

“[O câncer de pele] É bem lento no seu surgimento. Vai começando com uma lesãozinha, alteração de pele que parece uma casquinha que sai e, não pouco tempo, alguns meses, pode começar a dar problema”, ressalta o médico. Alguns sinais para ficar atento são o aparecimento de casquinhas semelhantes a pintas, como lesões escurecidas com bordas irregulares.

Reis também alerta para a necessidade de ficar atento aos tumores: “O tumor significa que há um crescimento, mesmo que pequeno, na pele.  Quando há um surgimento de alguma lesão, que os leigos podem chamar de verruga, se ela sangrar com frequência, se ela for localizada numa área exposta ao sol como dorso do nariz, face, bochecha, orelha, ou mesmo na região do tórax, você tem que suspeitar que esteja se iniciando aí um câncer de pele. Ele pode ser um carcinoma basocelular ou espinocelular e, no caso de melanoma, que é um um tumor de pele muito grave, porque ele pode realmente afetar as camadas de pele um pouquinho mais profundas, ele deve ser é diagnosticado precocemente para que o tratamento dê um ótimo resultado”, acrescenta o especialista.

Campanha

O Hospital das Clínicas integra as ações da Sociedade Brasileira de Dermatologia no período do Dezembro Laranja, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de pele. Os atendimentos são gratuitos e ocorrem no dia 3 de dezembro, das 9h às 15h.

As ações não se limitam a São Paulo. Para consultar o ponto de ação da campanha mais próximo, acesse o site https://www.sbd.org.br/dezembrolaranja/. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.