USP e Educação #12: Alfabetização de Crianças
Émerson de Pietri explica o contexto pós-pandêmico da aprendizagem de leitura e escrita no País
Émerson de Pietri explica o contexto pós-pandêmico da aprendizagem de leitura e escrita no País
Segundo Daniel Cara ,“o Brasil não está no paradigma se vai acontecer um novo ataque, está no paradigma de quando vai acontecer”
Daniel Cara aborda o assunto com a preocupação de detalhar as características e os meios de prevenir esses ataques
PNA foi instituída para diminuir as taxas de analfabetismo no Brasil, mas não da forma correta
Autoridade não tem a ver com o cargo nem produz obediência, mas sim é consentida e diz respeito a uma relação de confiança e respeito, diz José Carvalho
No Brasil, ela tem relação até mesmo com D. Pedro I, conta a professora Paula Perin Vicentini
A pesquisa Educação, Valores e Direitos, realizada em 2022 pela Ação Educativa e Cenpec, mostra que apenas 21% dos brasileiros são favoráveis à educação domiciliar, defendendo o direito dos pais de tirar as crianças da escola, se assim acharem melhor
De acordo com Vinício de Macedo Santos, o Ministério da Educação avalia e seleciona os livros didáticos inscritos, pensando em diversos critérios pedagógicos que perpassam tanto o aluno quanto o professor.
Professora Cláudia Galian comenta os caminhos possíveis para a educação brasileira dentro da BNCC
A pesquisa Alfabetiza Brasil levantou dados sobre a alfabetização de crianças do segundo ano fundamental e contou com a ajuda de profissionais de todas as regiões do País. A pesquisa pode melhorar as políticas públicas voltadas à alfabetização
“O ChatGPT por si só não pensa, não sente, não imagina e, portanto, não produz conhecimento”, diz Rogério de Almeida
Professora Carlota Boto, diretora da Faculdade de Educação da USP, explica os parâmetros de uma educação de qualidade