USP e Educação #19: Histórico do Ensino Médio no Brasil
Para Carmen Moraes, as novas propostas não devem solucionar todas as problemáticas atuais
Arte com uso de ícones Flaticon
Para Carmen Moraes, as novas propostas não devem solucionar todas as problemáticas atuais
Daniel Cara explica as conclusões do relatório elaborado para a revisão recente do Ensino Médio
Segundo Carlota Boto, os docentes possuem um impacto inimaginável na vida de seus alunos
Entenda qual a importância do ensino para as crianças que possuem até 3 anos de idade
Livia de Araujo Donnini Rodrigues explica mais sobre como educar crianças em mais de uma língua
Segundo Idmea Semeghini Siqueira, o conceito busca aumentar a qualidade da educação no Brasil
A violação dos direitos educativos tem um pano de fundo socioeconômico, o analfabetismo é apenas um dos “sintomas” de processos de exclusão social mais amplos, diz Maria Clara Di Pierro
Émerson de Pietri explica o contexto pós-pandêmico da aprendizagem de leitura e escrita no País
Segundo Daniel Cara ,“o Brasil não está no paradigma se vai acontecer um novo ataque, está no paradigma de quando vai acontecer”
Daniel Cara aborda o assunto com a preocupação de detalhar as características e os meios de prevenir esses ataques
PNA foi instituída para diminuir as taxas de analfabetismo no Brasil, mas não da forma correta
Autoridade não tem a ver com o cargo nem produz obediência, mas sim é consentida e diz respeito a uma relação de confiança e respeito, diz José Carvalho
No Brasil, ela tem relação até mesmo com D. Pedro I, conta a professora Paula Perin Vicentini
A pesquisa Educação, Valores e Direitos, realizada em 2022 pela Ação Educativa e Cenpec, mostra que apenas 21% dos brasileiros são favoráveis à educação domiciliar, defendendo o direito dos pais de tirar as crianças da escola, se assim acharem melhor
De acordo com Vinício de Macedo Santos, o Ministério da Educação avalia e seleciona os livros didáticos inscritos, pensando em diversos critérios pedagógicos que perpassam tanto o aluno quanto o professor.
Professora Cláudia Galian comenta os caminhos possíveis para a educação brasileira dentro da BNCC
A pesquisa Alfabetiza Brasil levantou dados sobre a alfabetização de crianças do segundo ano fundamental e contou com a ajuda de profissionais de todas as regiões do País. A pesquisa pode melhorar as políticas públicas voltadas à alfabetização
“O ChatGPT por si só não pensa, não sente, não imagina e, portanto, não produz conhecimento”, diz Rogério de Almeida
Professora Carlota Boto, diretora da Faculdade de Educação da USP, explica os parâmetros de uma educação de qualidade