O que as estrelas mais brilhantes podem nos dizer sobre a idade do Universo

Novo método pode estimar com mais precisão o valor da velocidade de expansão do Universo – o que, além de determinar sua idade, é essencial para explicar o fenômeno da energia escura

 13/09/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

No final dos anos 90, os astrônomos descobriram que o Universo não estava apenas se expandindo, como demonstrou Edwin Hubble, mas que essa expansão estava se acelerando. A causa desse fenômeno inexplicado foi chamada de energia escura. Mas, para tentar entendê-lo, primeiro precisamos saber a que velocidade isso está ocorrendo, e assim determinar a idade Universo.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner  conta que os cientistas ainda não conseguiram chegar a um acordo sobre esse valor, e o que novos métodos – que usam as estrelas mais brilhantes de cada galáxia – podem propiciar para nos aproximarmos de uma resposta mais certeira.

Ouça detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.