Glândulas paratireoides são responsáveis por produzir o paratormônio

Esse hormônio é essencial para a vida e estimula a reabsorção de cálcio no intestino, nos ossos e também diminui a eliminação de cálcio pelos rins


O professor Luis Fernando Tirapelli apresenta, no segundo boletim do Anatomia Responde desta semana,  a descrição das glândulas paratireoides, que são pequenas glândulas endócrinas que se localizam na parte mediana do pescoço e situam-se no posterior ou atrás da glândula tireoide.

O professor explica que geralmente são observadas quatro glândulas, duas de cada lado, que possuem cor escura. De maneira diversa das demais glândulas endócrinas, no entanto, o número de paratireoides é bastante variável e cerca de 25% dos indivíduos têm o maior número pois apresentam três pares; em casos mais raros, o indivíduo possui apenas um par, que impõe cuidado fundamental na cirurgia da glândula tireoide para evitar sua remoção involuntária.

Em suas funções, segundo Tirapelli, as glândulas tireoide e paratireoides são independentes. As glândulas paratireoides secretam o paratormônio, que é essencial para a vida e estimula a reabsorção de cálcio no intestino, nos ossos e também diminui a eliminação de cálcio pelos rins, aumentando o número no sangue.

“A queda do nível sanguíneo de cálcio quando as paratireoides são removidas acidentalmente durante uma intervenção cirúrgica na glândula tireoide causa câimbras ou contrações musculares, o que é denominado tetania. Quando isso ocorre, a terapia de reposição hormonal é necessária pelo resto da vida do indivíduo”, conclui Tirapelli.

Ouça na íntegra o boletim do Anatomia Responde.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.