A exploração de minerais e suas consequências para o meio ambiente

Araê Cupim alerta as pessoas para denunciar lugares que estão fora da lei

 20/06/2018 - Publicado há 3 anos

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com Araê Cupim, integrante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

Cupim explica qual é o papel do MAM,  que começou a ser organizado em 2012, no Estado do Pará, no enfrentamento ao Projeto Grande Carajás da empresa Vale,  e hoje já se organiza em nove Estados do Brasil. Também fala sobre o complexo da mineração no Brasil, suas conseqüências sociais, ambientais e desse processo exploratório.

“O objetivo do movimento é fazer com que a comunidade local se posicione a respeito dos projetos, mas, por outro lado, a relação de poder entre as empresas e a população é muito desigual”, afirma.

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto, em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental da USP.

Mineração – Thaysa CC Flickr


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.