Empreendedorismo ganha espaço e muda vida de estudantes da USP

Após sucesso não premeditado do primeiro projeto, jovens de Ribeirão Preto apostam em startup de gestão hospitalar

Empreendedores investem em software para acompanhar internação hospitalar – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Em menos de seis anos, dois alunos formados no curso de Informática Biomédica da USP, em Ribeirão Preto, criaram dois negócios de sucesso. O primeiro foi o aplicativo Hoje tem frango, cuja marca foi vendida para uma grande empresa de alimentos. Agora, os jovens empreendedores Marcelo Alexandre Santos e José Carlos Bueno de Moraes estão investindo em um novo projeto: o desenvolvimento de um software para acompanhamento de internação hospitalar.

Marcelo Santos e José Carlos Bueno dizem que é uma tarefa desafiadora uma operadora de saúde no Brasil ter controle e acesso a informações sobre internações hospitalares. Em contato com esse universo durante o curso de graduação, tiveram a ideia de criar o Carefy, software que leva o mesmo nome da startup.

A plataforma atua na central de internação da operadora, onde ficam a equipe multidisciplinar e seus gestores responsáveis. “Essas centrais são responsáveis pelo monitoramento dos pacientes internados. Enfermeiras auditoras realizavam o procedimento de coleta de informações de forma manual e descentralizada, o que pode levar a muitos erros, ausência e atraso nas informações que são fundamentais para a tomada de decisão dos gestores”, diz Marcelo Santos.

Nesse universo, entra o Carefy, que permite às enfermeiras contarem com um aplicativo de celular para captação dessas informações, que automaticamente vão para os gestores para análise e tomada de decisão. “As enfermeiras adicionam as informações no aplicativo e a central de internados tem os dados necessários para tomada de decisão em tempo real”, explica José Carlos Bueno.

No caso dos gestores, eles contam com indicadores estratégicos e gráficos com dados de internação e custo da operadora. O Carefy ainda gera alertas específicos sobre diagnósticos e tudo o mais relacionado ao doente. Essas informações chegam às mãos da equipe, auxiliando para que a tomada de decisão seja otimizada e mais assertiva para que o paciente possa ter alta o mais rápido possível.

Da esquerda para a direita: Marcelo Alexandre Santos, Érika Monteiro e José Carlos Bueno de Moraes – Foto: Divulgação

A startup deles, Carefy, está incubada no Supera Parque Tecnológico, sediado na USP em Ribeirão Preto. O local é um espaço que oferece oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral).

Empreendedorismo por acaso

Em 2012, quando ainda eram alunos da Informática Biomédica, curso interunidades das Faculdades de Medicina (FMRP) e de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), ambas da USP em Ribeirão Preto, empreender não estava nos seus planos.

Na época, os estudantes simplesmente buscavam facilitar a vida dos alunos do campus com a criação do aplicativo Hoje tem frango. “A gente nem sabia o que era empreender e nem pensava nisso, o empreendedorismo mudou nossa vida por acaso”, comenta Marcelo Santos.

O app basicamente auxiliava os universitários com as rotas de ônibus que circulavam pela Universidade, além de mostrar o cardápio dos restaurantes do campus de Ribeirão Preto. O programa teve impacto tão positivo que foi comprado por uma grande marca de alimentos nacional, assustando os próprios criadores do negócio. Segundo José Carlos Bueno, a venda era algo que nunca foi esperado. “Recebemos a proposta e nem tínhamos a intenção de vender, mas o assédio foi tão grande que no dia seguinte já finalizamos o negócio”, relembra.

Aplicativo Hoje tem Frango foi primeiro projeto dos formandos em Informática Biomédica – Foto: Reprodução

Já Marcelo Santos frisa que a ideia começou de forma simples e, por puro prazer e vontade de ajudar os alunos, foi sendo melhorada. “Fomos aprimorando o aplicativo ao longo do tempo, começamos com um atalho no Google Chrome e depois tivemos mais de 6 mil downloads ativos com a ferramenta nos celulares.”

Mesmo após a venda da primeira ideia, o empreendedorismo não saiu da vida dos jovens, que fundaram um novo negócio. “Geralmente, o empreendedorismo aparece em uma hora ruim na vida da pessoa, mas com bons sócios, amigos, apoio familiar e persistência o negócio tem tudo para dar certo”, aconselham os jovens junto com sua nova sócia, Érika Monteiro.

Em 2018, o empreendedorismo atuará como protagonista no cenário de empregos nacional. Segundo estudo inédito do Banco Santander, somente neste ano, o Brasil vai gerar 2 milhões de novas vagas de ocupação, sendo que os trabalhadores por conta própria oferecerão metade das oportunidades.

Mais informações: contatocarefy@gmail.com

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.