A importância do atendimento ao AVC em hospitais de pequeno porte

Resultados de estudo espanhol chamam atenção quanto à necessidade de investir em treinamento e capacitação de equipes de saúde em pequenos hospitais

 01/12/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre a importância do atendimento de emergência dado às vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em hospitais de pequeno porte. 

As terapias de reperfusão (retirada do trombo para restabelecer o fluxo sanguíneo) para o AVC isquêmico são parte da revolução que aconteceu ao longo dos anos para o tratamento da doença. E, conta o professor, diversos estudos já mostram os efeitos positivos desses métodos para a redução de incapacidades de pacientes acometidos pela doença, quando atendidos rapidamente. 

Nesse contexto, Pontes Neto cita o estudo Racecat, realizado na Catalunha, Espanha, e apresentado no último Congresso Mundial de Acidente Vascular Cerebral da ESO-WSO, de forma virtual, em Viena, capital da Áustria, entre 7 e 9 de novembro. A pesquisa, feita com pacientes com suspeita de AVC agudo, compara duas estratégias de triagem e encaminhamento de pacientes com a doença: tratamento inicial em hospital local com suporte por telemedicina e o encaminhamento imediato para grandes centros médicos. 

E os resultados confirmam que o primeiro método tem a mesma eficácia que o segundo, mostrando assim “a importância do investimento em treinamento e capacitação das equipes de saúde” de hospitais de pequeno porte para o atendimento do AVC. O especialista adianta também que, com suporte adequado de um neurologista por telemedicina, as equipes de pequenos hospitais “podem dar o atendimento inicial para esses pacientes e começar o tratamento e a terapia de reperfusão com segurança e eficácia”.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.