Ativista Greta Thunberg é boa notícia em ano repleto de coisa ruim

Na última coluna “Ética e Política” deste ano, Renato Janine Ribeiro destaca o que tivemos de melhor e de pior em 2019

Na última coluna Ética e Política deste ano, Renato Janine Ribeiro destaca o que houve de pior e o de melhor em 2019 e aponta as perspectivas para o Brasil em 2020. Para ele, é muito difícil selecionar um único fato, no Brasil ou no mundo, pois foi um ano de muitos acontecimentos ruins.

No Brasil, a quantidade de ações e declarações do governo federal e de alguns governos estaduais mostra a soma da inépcia, da incompetência e do ódio. Tivemos muitas declarações de ódio e outras falsas. O colunista destaca que estamos vivendo uma situação praticamente inédita. Ele diz que, geralmente, após as eleições, há uma tentativa de o vitorioso ser o representante de toda a sociedade e de querer conquistar o apoio das pessoas que votaram contra, mas o que temos atualmente é o oposto.

Como fato positivo, Renato Janine destaca o aparecimento da ativista ambiental sueca Greta Ernman Thunberg. Greta tem síndrome de Asperger, uma espécie de autismo leve, o que não a impede de ser uma pessoa ativa, com conhecimento das coisas que acontecem no mundo. O professor ressalta dois aspectos importantes desse fato. O primeiro é que não faz mais sentido a exclusão da sociedade de pessoas com algum tipo de deficiência. O outro é que Greta conseguiu, aos 16 anos, levantar a bandeira de uma causa nobre: a defesa da vida.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar toda quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.