Na última coluna Ética e Política deste ano, Renato Janine Ribeiro destaca o que houve de pior e o de melhor em 2019 e aponta as perspectivas para o Brasil em 2020. Para ele, é muito difícil selecionar um único fato, no Brasil ou no mundo, pois foi um ano de muitos acontecimentos ruins.
No Brasil, a quantidade de ações e declarações do governo federal e de alguns governos estaduais mostra a soma da inépcia, da incompetência e do ódio. Tivemos muitas declarações de ódio e outras falsas. O colunista destaca que estamos vivendo uma situação praticamente inédita. Ele diz que, geralmente, após as eleições, há uma tentativa de o vitorioso ser o representante de toda a sociedade e de querer conquistar o apoio das pessoas que votaram contra, mas o que temos atualmente é o oposto.
Como fato positivo, Renato Janine destaca o aparecimento da ativista ambiental sueca Greta Ernman Thunberg. Greta tem síndrome de Asperger, uma espécie de autismo leve, o que não a impede de ser uma pessoa ativa, com conhecimento das coisas que acontecem no mundo. O professor ressalta dois aspectos importantes desse fato. O primeiro é que não faz mais sentido a exclusão da sociedade de pessoas com algum tipo de deficiência. O outro é que Greta conseguiu, aos 16 anos, levantar a bandeira de uma causa nobre: a defesa da vida.
Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.
Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.