Em meio à pandemia, no Brasil o humor permeia a percepção do luto, diz pesquisadora

Segundo Monique Oliveira, o humor é um dos elementos que mediam o luto dos brasileiros, mas, ao mesmo tempo, pode representar a negação da realidade

 11/02/2021 - Publicado há 3 anos

 

melancolia e humor, sintomas fisicos luto
Mesmo com milhares de mortes diárias, circulam piadas na internet sobre a situação no País – Foto: Rio da Paz via Fotos Públicas
Logo da Rádio USP

Em meio a mais de 230 mil vidas perdidas para a covid-19, o humor é uma das formas de lidar com a pandemia no Brasil e expressar o luto coletivo, mas também representa uma negação dos fatos, aponta artigo publicado no Nexo Jornal. Nas redes sociais, ao mesmo tempo que surgem relatos angustiantes sobre a experiência da maior crise sanitária em um século, também circulam memes humorísticos banalizando a situação. Segundo especialista, há uma linha tênue entre o que de fato é luto e a contradição da realidade.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Monique Oliveira, pesquisadora e doutoranda da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e autora do artigo, explica que, ao observar a forma como os brasileiros lidam com a pandemia, em meio à negação científica, à abstenção e desinformação, questiona-se como o luto pode mediar a forma que se enxerga a pandemia. “Há muita controvérsia científica. É como se a gente tivesse saído do fato, como se não incidisse sobre nós da mesma maneira. Quando falo sobre o luto, é no sentido de perceber qual a mediação desse aspecto na maneira como a gente percebe a pandemia.”

Imagens do luto

Conforme Monique, o luto age de formas diferentes e particulares. Numa pandemia, não agir é também fazer algo, já que configura uma decisão. No Brasil, o humor permeia a percepção do luto na sociedade. Mesmo com milhares de mortes diárias, circulam piadas na internet sobre a situação no País. Contudo, simultaneamente, o humor é uma forma de afirmação, como se os brasileiros já conhecessem a tragédia.

O sars-cov-2 proporciona experiências diferentes das já vividas pelos brasileiros. Apesar de haver doenças comuns no País, como a dengue, objeto de estudo da pesquisadora, a covid-19 impõe o elemento de distanciamento social e o momento nunca antes vivido leva a população a agir de diferentes formas em relação ao luto. Para Monique, é essencial ter elementos culturais e simbólicos para que as pessoas elaborem o luto segundo a realidade e não banalizem o dia a dia. 

“Não é só uma questão individual, não é só viver o luto individual. Temos um processo coletivo de como vamos criar elementos culturais e simbólicos para que a gente consiga viver essa experiência, que foi muito traumática para muita gente, até que consigamos vivenciar os fatos reais e depois agir a partir da constatação dos fatos”, finaliza a pesquisadora.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.