Fotos: Gisele Rosso/Livro Diálogos para prevenção da covid-19 nos territórios rurais

Ações educativas buscam conter avanço da covid-19 em áreas rurais

Material produzido pela USP em Pirassununga tem cartazes, mensagens de voz e vídeos em Libras para orientar população do campo

11/02/2021

Rose Talamone

A pandemia causada pelo novo coronavírus exigiu novas formas de relacionamentos e condutas sociais, como, por exemplo, o uso de máscaras, distanciamento social, constante higiene das mãos, formas de proteção nem sempre seguidas, mesmo com todas as informações disponíveis. Mas e os produtores rurais, como estão enfrentando a pandemia? 

Para ajudá-los nesse processo, que deve continuar até que se chegue efetivamente a uma ou mais vacinas, um grupo de pesquisadores e profissionais criou um conjunto de ações pedagógicas de prevenção à covid-19 nos territórios rurais. O material é composto de 20 infográficos, 12 mensagens de voz, 12 vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e 15 cartazes. Tudo foi reunido na obra Diálogos para prevenção da Covid-19 nos territórios rurais

Na apresentação, os autores lembram que boa parte dos produtores da agricultura familiar são pessoas acima de 50 anos de idade e pertencentes aos grupos de riscos, relacionados a pessoas que possuem diabete e pressão alta. “A produção deste material sugere um conjunto de condutas, procedimentos, ações e atividades para mitigar o risco de contágio da covid-19, nas mais variadas formas de encontros em suas rotinas de trabalho e na vida dos produtores e produtoras rurais, tanto dentro como fora de suas propriedades.”

Dividido em três partes, a obra traz na primeira todas as informações sobre a covid-19, o que é, o perigo da doença, formas de contágio e de prevenção, tempo de incubação, cuidado com as visitas de assistência técnica, orientação sobre limpeza de ferramentas e equipamentos e até um capítulo sobre notícias falsas. Já na segunda parte estão os materiais pedagógicos para divulgação nos territórios rurais, roteiros das mensagens de voz, infográficos, vídeos em Libras, e orientações sobre uso de cartazes e pôsteres. E por último a parte três, com Caminhos para compartilhar os materiais pedagógicos, Posturas dialógicas para comunicação, Modos e combinações para compartilhar as mensagens, seguida das considerações finais e referências. 

Livro é um dos materiais pedagógicos elaborados [clique na imagem para ver] - Foto: Reprodução/Pedro e João Editores
Luís Fernando Soares Zuin, professor da FZEA USP - Foto: Divulgação/FZEA

Ouça no player abaixo entrevista do professor Luís Fernando Soares Zuin ao Jornal da USP no Ar, Edição Regional

Confira alguns materiais educativos para orientação da população rural

Infográfico

Cartaz

20201208_covid_territorios_rurais3

Cartaz

Orientação para comunicação por Whatsapp

Vídeo com orientações em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Segundo os organizadores, a proposta é “que os agricultores, seus familiares, extensionistas rurais, agentes de saúde pública e demais profissionais que atuam nos territórios rurais tenham a possibilidade de fazer o próprio material de combate à covid-19, baseados neste livro e outras fontes que acharem necessárias. Os materiais do livro podem ser utilizados de forma gratuita em aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Telegram e em outros tipos de mídias, como rádio”. 

A confecção ficou por conta de uma equipe multidisciplinar que atua no campo, com participação dos professores Luís Fernando Soares Zuin e Fernando de Lima Caneppele, ambos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, campus de Pirassununga, Fabio Gregori, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, e ainda, de profissionais e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Unidade Pecuária Sudeste (Embrapa); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade de Passo Fundo; e Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em São Paulo (SFA-SP/MAPA/Brasil).

A obra também faz parte do projeto de extensão universitária da FZEA Desenvolvimento de ações para proteger produtores rurais, trabalhadores da agroindústria e suas famílias em resposta à pandemia de covid-19. 

Mais informações: e-mail lfzuin@usp.br