Em campanha global, pesquisadores da USP alertam sobre importância da imunização de rotina

Campanha #VacinaEmDia é uma parceria entre a Equipe Halo, da ONU, e os grupos Todos pela Vacina e União Pró-Vacina, da USP em Ribeirão Preto

 26/10/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 27/10/2022 as 10:01
Por
Parte da história em quadrinhos que alerta para a importância da imunização – Foto: Divulgação/União Pró-Vacina

.
A Equipe Halo, iniciativa global da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne especialistas em saúde para disseminar informações seguras e confiáveis, lançou a campanha #VacinaEmDia, em parceria com os grupos União Pró-Vacina, da USP em Ribeirão Preto, e Todos Pelas Vacinas, contando com a participação de pesquisadores da Universidade. A iniciativa teve início no dia 17 de outubro, Dia Nacional da Vacinação, e conta com diferentes ações nas redes sociais.

Uma das ações é a publicação do quadrinho O mundo antes das vacinas. Com roteiro feito pelo cientista Wasim Syed, guia da Equipe Halo e membro da União Pró-Vacina, e da ilustradora Cecilia Marins, a história – baseada num relato pessoal da família de Syed – trata da necessidade de se vacinar contra a poliomielite e da importância de cumprir toda a agenda de imunização para se proteger de outras doenças, como a covid-19. A história também é contada na forma de áudio, no podcast Escuta a Ciência!, de Letícia Sarturi.

A diretora interina do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio), Roberta Caldo, lembra que a Equipe Halo foi uma das principais frentes de combate à desinformação sobre a pandemia de covid-19. “Agora, queremos falar sobre a importância da imunização de rotina para o bem-estar de todos. E o momento é oportuno porque temos uma baixa adesão na vacinação contra a poliomielite. A data é uma ótima oportunidade para contribuir com informações confiáveis sobre o tema”, explica. O Unic Rio coordena no Brasil o projeto Verificado, do qual a Equipe Halo faz parte. Pela USP, também fazem parte do grupo Halo os pesquisadores Natalia Pasternak, Otavio Ranzani, Jaqueline Goes e Gustavo Cabral de Miranda.

Parte dos quadrinhos criados para a campanha pró-vacina – Foto: Divulgação/Instagram

.

Além dos quadrinhos, a campanha também traz os guias da Equipe Halo para mobilizar o público nas redes sociais. Cientistas e profissionais da saúde, como Jaqueline Goes, Luiz Rosa, Denise Garrett e André Bafica, publicaram vídeos em suas próprias redes, respondendo às dúvidas mais frequentes relacionadas ao tema – questões ligadas a poliomielite, varíola, covid-19 e vacinação infantil estão no roteiro. Como parte dos esforços da campanha, um chamado para o uso do filtro #VacinaEmDia, em postagens no Instagram, pretende engajar toda a sociedade em prol da importância da vacinação estar em dia.

Para acessar o quadrinho, clique neste link. Para ouvir os quadrinhos em forma de áudio clique no player abaixo:

.
Equipes unidas em prol da vacinação

O projeto Equipe Halo é uma ação global que tem o objetivo de comunicar sobre a ciência de forma clara e acessível, por meio de ações protagonizadas por cientistas e profissionais de saúde do mundo inteiro. Desde 2020, a Equipe Halo já atingiu mais de 14 milhões de visualizações em vídeos, além de produzir diversos conteúdos e intervenções através de colaborações com o movimento #TodosPelasVacinas e organizações como Canal Futura, TikTok, YouTube, Quebrando o Tabu, KondZilla, Portal Drauzio Varella, entre outros. Para mais informações, acesse o site da Equipe Halo aqui.

Outro participante da campanha, a União Pró-Vacina é uma iniciativa articulada pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEARP) da USP em parceria com diversas instituições científicas e acadêmicas. Entre as ações realizadas estão produção de material informativo; intervenções em escolas, espaços públicos e centros de saúde; eventos expositivos e combate às informações falsas. Saiba mais neste link.

Rede criada por organizações ligadas à divulgação científica e ao combate à desinformação, a Todos Pelas Vacinas tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da vacinação contra a covid-19 e outras doenças preveníveis por vacinas. Atualmente, a rede conta com o apoio de diversos grupos voltados para a divulgação científica, sociedades médicas brasileiras, Abrasco, Cosems-SP, Anesp, AHTP, entre outras iniciativas. O Todos Pelas Vacinas foi responsável por campanhas virtuais em prol da vacinação no País, durante a pandemia da covid-19, contando com o apoio de diversos artistas, influencers, grupos artísticos e especialistas de diversas áreas das ciências. Saiba mais aqui.
.

Com informações de Assessoria de Imprensa da ONU e AtômicaLab


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.