Foi inaugurado nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, o novo Centro de Convivência Paineira, o terceiro espaço do Programa Pertencer inaugurado neste ano no campus USP-Capital, no Butantã (São Paulo). O espaço está localizado entre a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), o Instituto de Química (IQ) e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e conta com banheiros, tomadas, mesas e cadeiras para uso do público interno e externo.
Há previsão também que o novo centro de convivência conte com um foodtruck no entorno, para ampliar seu uso por parte da comunidade. Para sua construção, o espaço contou com financiamento da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp).
Na cerimônia de inauguração, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, reafirmou a necessidade de construção desses espaços que servem a todos que frequentam a Universidade. “Além de ser visualmente bonito, esses centros de convivência são posicionados estrategicamente e são equipados para que, cada vez mais, possamos ocupar e permanecer mais ainda no nosso campus”, reiterou.
Para a prefeita do Campus USP-Capital, Raquel Rolnik, “além de transformar espaços de circulação em locais se convivência, esta é também uma iniciativa de inovação e sustentabilidade: uma construção inteiramente em madeira, com menor pegada de carbono unindo alta tecnologia no uso de materiais naturais. Mas ali também estão presentes o reuso da água, a permeabilidade dos pisos entre outros elementos”.
“O centro de convivência foi pensado para ser um espaço aconchegante para que possa trazer conforto aos alunos e funcionários no dia a dia e aos que fazem uso do nosso campus aos finais de semana para praticar algum esporte, por exemplo. É uma ação indispensável para que possamos fazer com que cada vez mais pessoas vivam a USP”, afirmou o diretor executivo da Fusp, Marcilio Alves.
Centros de vivência
O Centro de Convivência Paineira, do Programa Pertencer, ligado à Reitoria, fornece apoio às ações de planejamento socioambiental da USP e tem como objetivo central apoiar projetos de uso e ocupação de áreas externas para inclusão, acolhimento e pertencimento com base em princípios de sustentabilidade. Os espaços, todos compostos de materiais sustentáveis, incentivam o convívio e a troca de ideias na comunidade uspiana.
Esse espaço é o terceiro a ser inaugurado no campus da Cidade Universitária, em São Paulo: há um na Praça do Relógio e outro na Escola Politécnica (Poli). Além de São Paulo, já foram inaugurados centros nos campi de Pirassununga, Ribeirão Preto, Bauru e São Carlos. Ao todo, está prevista a inauguração de 36 espaços de convívio, oferecendo estruturas com pontos de energia, internet, bancos e paisagismo, além de banheiros e fontes de alimentação.
*Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz