Ranking norte-americano classifica a USP como a universidade com mais visibilidade da América Latina

A Universidade foi classificada em 8º lugar como a instituição com mais visibilidade no mundo e a primeira em toda a América Latina

 11/12/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 07/01/2025 às 15:13
Por

USP é a universidade mais visível da América Latina segundo ranking Global University Visibility - Ilustração: Freepik

Leia este conteúdo em InglêsSegundo o ranking Global University Visibility (GUV), realizado pela consultoria norte-americana na área de ensino superior American Caldwell, a USP foi classificada em 8º lugar como a instituição com mais visibilidade no mundo e a primeira em toda a América Latina.

A empresa responsável pela elaboração do ranking, American Caldwell, é uma consultoria especializada em pesquisa de mercado do ensino superior, com sede em Washington, nos Estados Unidos. Segundo a empresa, “por meio do ranking GUV, busca destacar o poder e o alcance de diversas instituições em todo o mundo”. Este é o segundo ano que a classificação é divulgada. No ano passado, a USP ficou na 11ª posição.

O ranking é produzido a partir do monitoramento de atividades voltadas ao público, como publicações nas redes sociais e em sites de notícia, juntamente com outros indicadores. A partir dessas métricas, calcula-se o nível de visibilidade global da “marca” de diversas instituições de ensino superior do mundo. De acordo com a consultoria, “uma maior visibilidade tem potencial para recrutar mais estudantes, facilita possíveis parcerias e aumenta o espírito de pertencimento dos alunos e ex-alunos, além de atrair empresas já familiarizadas com a reputação da=-instituição”.

Dentre as categorias consideradas estão a pontuação de visibilidade; a quantidade de usuários que acessaram o site da instituição; a quantidade de menções em notícias; o interesse público; e as interações nas mídias sociais.

A classificação de quantidade de menções em notícias (quantas vezes a universidade é mencionada nos principais veículos ao longo do ano) e o interesse público (busca ativa por parte do público de informações sobre a universidade) são os componentes de maior peso considerados no GUV. Para conferir o ranking completo, clique aqui.

Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também foi classificada no ranking, na 126ª posição.

Números alcançados pela USP no Ranking Global University Visibility - Imagem: Reprodução/American Caldwell

 

Visibilidade da USP

+ Mais

Notebook aberto em cima de uma mesa com o site do Jornal da USP em inglês na tela

Jornal da USP lança versão em inglês para fortalecer reputação da Universidade no exterior

Além da 8ª posição na classificação global, a partir dos critérios definidos pelo ranking, na América Latina, a USP é o primeiro lugar na categoria de site mais popular, a universidade mais referenciada, a instituição com mais menções noticiosas, a segunda universidade mais assistida, a segunda maior presença on-line, o segundo maior público engajado nas mídias sociais e o quinto com maior interesse. Esses critérios significam a quantidade de usuários que buscam informações no site do Jornal da USP e se engajam nas redes sociais da Universidade.

Entre junho de 2021 e maio de 2022, o Jornal da USP (site e redes sociais) somou 159,9 milhões de acessos. No ano de 2023, só o site do jornal teve quase 35 milhões de acessos. “O Jornal da USP tem uma história de quase 40 anos. Ao longo desse tempo, e especial após 2016, quando se tornou inteiramente on-line, a publicação passou a ser reconhecida como um veículo de divulgação de ciência muito relevante”, diz Marcia Blasques, editora executiva da Superintendência de Comunicação Social da USP, órgão responsável pelas mídias e redes sociais oficiais da Universidade.  

A página oficial da USP no LinkedIn conta com mais de 1 milhão de seguidores, seguido pelo Facebook, com 409 mil, o Instagram, com 353 mil e o X, com 240 mil. Dentre as contas nas redes sociais das universidades públicas paulistas (Unesp e Unicamp), a USP destaca-se com maior quantidade de seguidores e de engajamento.

Quantidade de seguidores das páginas da USP nas redes sociais
LinkedIn 1,138 milhões de seguidores
Facebook 409 mil seguidores
Instagram 353 mil seguidores
X 241,4 mil seguidores
Bluesky 5,9 mil seguidores
TikTok 1,1 mil seguidores
Comparação com redes sociais de outras universidades públicas paulistas (Unicamp)
LinkedIn USP - 1,138 milhões X LinkedIn Unicamp - 378 mil
Facebook USP - 409 mil X Facebook Unicamp - 116 mil
Instagram USP - 353 mil X Instagram Unicamp - 194 mil

*Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.