USP é a universidade mais visível da América Latina segundo ranking Global University Visibility - Ilustração: Freepik
Segundo o ranking Global University Visibility (GUV), realizado pela consultoria norte-americana na área de ensino superior American Caldwell, a USP foi classificada em 8º lugar como a instituição com mais visibilidade no mundo e a primeira em toda a América Latina.
A empresa responsável pela elaboração do ranking, American Caldwell, é uma consultoria especializada em pesquisa de mercado do ensino superior, com sede em Washington, nos Estados Unidos. Segundo a empresa, “por meio do ranking GUV, busca destacar o poder e o alcance de diversas instituições em todo o mundo”. Este é o segundo ano que a classificação é divulgada. No ano passado, a USP ficou na 11ª posição.
O ranking é produzido a partir do monitoramento de atividades voltadas ao público, como publicações nas redes sociais e em sites de notícia, juntamente com outros indicadores. A partir dessas métricas, calcula-se o nível de visibilidade global da “marca” de diversas instituições de ensino superior do mundo. De acordo com a consultoria, “uma maior visibilidade tem potencial para recrutar mais estudantes, facilita possíveis parcerias e aumenta o espírito de pertencimento dos alunos e ex-alunos, além de atrair empresas já familiarizadas com a reputação da=-instituição”.
Dentre as categorias consideradas estão a pontuação de visibilidade; a quantidade de usuários que acessaram o site da instituição; a quantidade de menções em notícias; o interesse público; e as interações nas mídias sociais.
A classificação de quantidade de menções em notícias (quantas vezes a universidade é mencionada nos principais veículos ao longo do ano) e o interesse público (busca ativa por parte do público de informações sobre a universidade) são os componentes de maior peso considerados no GUV. Para conferir o ranking completo, clique aqui.
Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também foi classificada no ranking, na 126ª posição.
Números alcançados pela USP no Ranking Global University Visibility - Imagem: Reprodução/American Caldwell
Visibilidade da USP
Conteúdos na língua inglesa vão ajudar a levar informações sobre a USP e suas pesquisas em destaque para o público internacional; é possível receber as notícias gratuitamente por e-mailJornal da USP lança versão em inglês para fortalecer reputação da Universidade no exterior
Além da 8ª posição na classificação global, a partir dos critérios definidos pelo ranking, na América Latina, a USP é o primeiro lugar na categoria de site mais popular, a universidade mais referenciada, a instituição com mais menções noticiosas, a segunda universidade mais assistida, a segunda maior presença on-line, o segundo maior público engajado nas mídias sociais e o quinto com maior interesse. Esses critérios significam a quantidade de usuários que buscam informações no site do Jornal da USP e se engajam nas redes sociais da Universidade.
Entre junho de 2021 e maio de 2022, o Jornal da USP (site e redes sociais) somou 159,9 milhões de acessos. No ano de 2023, só o site do jornal teve quase 35 milhões de acessos. “O Jornal da USP tem uma história de quase 40 anos. Ao longo desse tempo, e especial após 2016, quando se tornou inteiramente on-line, a publicação passou a ser reconhecida como um veículo de divulgação de ciência muito relevante”, diz Marcia Blasques, editora executiva da Superintendência de Comunicação Social da USP, órgão responsável pelas mídias e redes sociais oficiais da Universidade.
A página oficial da USP no LinkedIn conta com mais de 1 milhão de seguidores, seguido pelo Facebook, com 409 mil, o Instagram, com 353 mil e o X, com 240 mil. Dentre as contas nas redes sociais das universidades públicas paulistas (Unesp e Unicamp), a USP destaca-se com maior quantidade de seguidores e de engajamento.
Quantidade de seguidores das páginas da USP nas redes sociais | |
---|---|
1,138 milhões de seguidores | |
409 mil seguidores | |
353 mil seguidores | |
X | 241,4 mil seguidores |
Bluesky | 5,9 mil seguidores |
TikTok | 1,1 mil seguidores |
Comparação com redes sociais de outras universidades públicas paulistas (Unicamp) | |
---|---|
LinkedIn USP - 1,138 milhões X LinkedIn Unicamp - 378 mil | |
Facebook USP - 409 mil X Facebook Unicamp - 116 mil | |
Instagram USP - 353 mil X Instagram Unicamp - 194 mil |
*Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz