Mosaicos Culturais #161: “Já sei namorar” simboliza uma das personagens de “Todas as mulheres do mundo”

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir as vozes dos Tribalistas em série de Domingos Oliveira, que ecoavam nos fones de ouvido de Kaue, estudante de Educação Física na USP

 11/12/2024 - Publicado há 1 mês
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #161: “Já sei namorar” simboliza uma das personagens de “Todas as mulheres do mundo”
/

Música em série e no cinema

Todas as mulheres do mundo é uma série brasileira roteirizada por Jorge Furtado e Janaína Fischer, dirigida por Patrícia Pedrosa, Ricardo Spencer e Renata Porto d’Ave, e produzida e exibida pelo serviço de streaming Globoplay. A trama é baseada no filme homônimo, lançado em 1966, que foi roteirizado e dirigido por Domingos Oliveira (1936-2019). O longa-metragem original figura na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, elaborada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) em 2015.

Cartaz de divulgação da série Todas as mulheres do mundo, 2020. Foto: Reprodução

A série acompanha a vida de Paulo (Emilio Dantas), um arquiteto de Copacabana apaixonado por poesia e pelas mulheres. Ele acredita que o amor alimenta sua alma de poeta e se dedica a enxergar a essência de cada mulher com quem se envolve. Em sua busca por novos amores, o protagonista vive intensamente cada relacionamento, sendo que os episódios recebem o nome da parceira romântica em destaque. 

A trilha sonora desempenha um papel central na narrativa, conquistando o público com sua cuidadosa seleção musical.  Nas redes sociais, espectadores elogiam a escolha das canções que, em cada episódio, ajudam a compor a personalidade das personagens femininas. “Já gostei de Todas as mulheres do mundo, porque na trilha sonora só deu Marisa Monte até agora”, comentou a usuária  @Srta_fernandes no Twitter (atual X). 

Marisa Monte, escolhida para representar a personagem Maria Alice (Sophie Charlotte), é uma das maiores figuras da música brasileira.  Cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora, Marisa Monte é reconhecida por sua atuação no samba e no pop. De acordo com a revista Rolling Stone,  Marisa Monte ocupa  a 11ª posição entre as personalidades mais importantes da música popular brasileira. Para saber mais de Marisa Monte, ouça outro episódio do Mosaicos Culturais.

Uma das músicas de  maior destaque na série  Todas as mulheres do mundo, é Já sei Namorar, composta pelos Tribalistas  – trio formado por  Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. A canção foi indicada ao Grammy Latino em 2003 nas categorias de Gravação do ano e Melhor canção brasileira

Os Tribalistas marcaram a música brasileira com seu álbum de estreia, lançado em 2002. Em apenas treze dias, o trio criou treze faixas,  vendendo mais de 3,5 milhões de cópias e conquistando o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro em 2003 (com informações da Wikipédia). Para conhecer mais dos Tribalistas, ouça outro episódio do Mosaicos Culturais.

Ao lembrar de Já sei namorar, Kaue Ferreira, estudante de Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Kaue destacou a qualidade da trilha sonora de Todas as mulheres do mundo, observando que  cada episódio apresenta uma música que simboliza a nova personagem feminina por quem o protagonista se apaixona.

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o que estudantes ouvem, transmitido nos dias 9 e 10 de dezembro de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!

Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Regina Lemmi
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.