Economia circular se mostra como sistema que relaciona meio ambiente e capacitação profissional

A primeira edição do Lab Talks – Sustentabilidade e Economia Circular com Impacto Social – promove a importância do papel social desempenhado pelos trabalhadores no desenvolvimento de uma economia sustentável

 21/11/2022 - Publicado há 1 ano
Imagem: Royal Haskoning/DHV

Sustentabilidade e economia circular são temas para o desenvolvimento sustentável, vinculados ao processo de produção moderna. A ideia consiste na inserção de resíduos de volta à cadeia produtiva, evitando sobrecarga no meio ambiente na retirada de matéria-prima e promovendo a inclusão social de comunidades coletoras e catadores. 

No sistema tradicional de produção, que vem desde a Revolução Industrial, há a extração de insumos da natureza, a transformação em bens e o descarte dos produtos finais no meio ambiente. A professora Roberta de Castro Souza Pião, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, ressalta dois pontos que a produção em economia circular propõe mudar: “O esgotamento de insumos e o descarte rápido”. Também, com o ciclo de vida curto dos bens, o descarte em grande quantidade gera a contaminação do meio ambiente.

Circularidade na produção

Roberta de Castro Souza Pião – Foto: PRO/Poli

A professora explica que a economia circular surge com a mudança no sistema de produção, que envolve não apenas estratégias para promover ciclos de vida mais longos dos produtos e o retorno de materiais descartados na própria cadeia produtiva ou em outras, como a forma como os trabalhos são desenvolvidos nesse sistema. Do ponto de vista dela, deve ocorrer uma mudança cultural do consumo em grande escala, para que, em conjunto com a reciclagem de materiais, a produção tenha menos impacto. 

As estratégias de produção sustentável envolvem também os trabalhadores, como as comunidades de fornecedores de insumos da biodiversidade, catadores de materiais descartados e a própria rede de consumidores. Para isso, há a necessidade de um planejamento, com a criação de novos postos de trabalho, com qualificações e treinamentos de manejo de materiais, que já é observada em algumas cadeias: “A gente tem cadeias que já estão mais organizadas, como a reciclagem de latinhas de alumínio”, adiciona ela.

Com os avanços em desenvolvimento de aparelhos tecnológicos, esses processos de reintrodução e reciclagem podem ser mais bem aproveitados, com o alto valor agregado das matérias-primas utilizadas na elaboração desses produtos. A professora salienta que, devido à flutuação de preços, essa é uma alternativa com menos impacto. 

A primeira edição do Lab Talks – Sustentabilidade e Economia Circular com Impacto Social – promove a importância do papel social desempenhado pelos trabalhadores no desenvolvimento de uma economia sustentável e ocorrerá na terça-feira (22), no Espaço On – Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, das 17h às 19h.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.