Dois milhões e meio de venezuelanos deixaram o país

Como o êxodo dos venezuelanos pode afetar a eleição presidencial brasileira na semana de reta final

 03/10/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição, o professor Pedro Dallari comenta sobre o relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, apresentando o número de pessoas que deixam a Venezuela. “São quase 2 milhões de pessoas que deixaram o país desde 2015 e já seriam mais de 2,5 milhões vivendo fora do país”, observa.

“Como a Venezuela tem uma população de cerca de 31 milhões de habitantes, é possível assinalar que nada menos que 8% abandonaram o país. Transportando-se esses números para o Brasil, com mais de 200 milhões de pessoas, significa que pelo menos 16 milhões teriam saído do País. O Ministério das Relações Exteriores calcula em cerca de 3 milhões os brasileiros vivendo fora daqui. Portanto, constata-se que há um número muito grande de venezuelanos morando fora, de um lado e do outro, e que essa evasão se deu muito rapidamente, nos últimos três anos”, comenta Dallari.

Confira no link acima as implicações que essa movimentação no país vizinho traz para nosso país justamente na semana das eleições presidenciais.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.