Dermatite atópica causa impactos emocionais e neuropsiquiátricos importantes

Segundo especialistas, combinação individualizada de estratégias de tratamento é capaz de garantir vida normal, com sucesso profissional e pessoal para a maioria dos doentes

 22/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 25/03/2022 as 10:13
Por
Quanto mais grave o quadro da doença, mais intensos são os sintomas – Foto: Wikimimedia

 

Logo da Rádio USP

A dermatite atópica é uma doença não contagiosa que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões, coceiras intensas, além de deixar a pele extremamente seca e descamativa. A combinação desses fatores modifica diversos aspectos na vida da pessoa com dermatite, seja na escolha da roupa, noite de sono — prejudicada por causa da coceira intensa — e até nas relações sociais, o que gera impactos negativos na qualidade de vida dos pacientes. 

Luisa Karla de Paula – Foto: Arquivo Pessoal

Para a alergista e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Luisa Karla de Paula Arruda, essas alterações podem contribuir para o aparecimento de outros problemas, inicialmente não relacionados à doença. Noites mal dormidas, por exemplo, causam cansaço, desatenção, irritabilidade e outras alterações de humor. Por causa das feridas visíveis, essas pessoas também são vítimas de discriminação, tendo problemas para se relacionar, e com a autoestima.  

Karla explica que quanto mais grave o quadro da doença mais intensos são esses sintomas, por isso é necessário realizar o tratamento correto, analisando cada caso de forma individual. O tratamento vai “tentar diminuir a intensidade e frequência dos sintomas, e isso, consequentemente, vai levar à melhora desses aspectos emocionais que são tão importantes na vida do paciente com dermatite atópica”, afirma a alergista. 

Rede de apoio

Maria Fernanda Laus – Foto: Arquivo Pessoal

Já a doutora em psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Maria Fernanda Laus, destaca o acolhimento e a rede de apoio (família, amigos e colegas de trabalho) como importantes suportes para amenizar os impactos da doença na saúde mental. “É importante que o paciente tenha uma rede de apoio com familiares, amigos, colegas de trabalho e outras pessoas significativas que proporcionem um ambiente acolhedor, que evitem conversas sobre corpos e aparência física, que deem suporte emocional e social para que o paciente tenha a sensação de pertencimento.” 

Apesar da rede de apoio ser necessária, o cuidado com o especialista deve ser priorizado. Procurar um alergista ou dermatologista para o tratamento da dermatite atópica e um psicólogo para a saúde mental garante um tratamento otimizado. “Hoje nós temos várias estratégias de tratamento. Dessa forma, nós conseguimos trazer para o paciente com dermatite atópica uma vida normal, seu bem-estar, sua qualidade de vida e perspectiva de sucesso na sua vida profissional e pessoal. Isso tudo é possível para a grande maioria dos pacientes”, conclui Luisa Karla.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.