Pericardite é mais comum em adultos, mas não está descartada em crianças

A inflamação afeta a membrana que recobre o coração e pode ser aguda ou crônica, segundo a especialista Minna Moreira Dias Romano

 31/01/2023 - Publicado há 1 ano
Por
O principal sintoma da pericardite aguda é uma dor em pontada, repentina e forte, bem no meio do peit0  – Foto: Freepik

 

Logo da Rádio USP

Existem várias doenças que podem acometer o coração, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. A parede do órgão é constituída por três diferentes camadas, uma delas é o pericárdio, uma membrana que é  uma espécie de saco que envolve o músculo. A pericardite é a inflamação do pericárdio.

A cardiologista Minna Moreira Dias Romano,  professora de Clínica Médica da Faculdade de Medicina  de Ribeirão Preto da USP  (FMRP-USP), explica que a pericardite inflamatória é mais comum, principalmente em adultos, mas não está descartada em crianças. 

Em 90% dos casos, a doença é causada por um vírus, como o da gripe, caxumba, catapora ou sarampo,  por exemplo. Nas demais situações, pode ser gerada por bactéria, fungos, alguns parasitas, tumores e doenças reumatológicas. 

Dor aguda

Minna Moreira Dias Romano – Foto: Reproduçāo/Instagram

O principal sintoma da pericardite aguda é uma dor em pontada, repentina e forte, bem no meio do peito, que varia de intensidade com a mudança de posição: aumenta quando a pessoa deita e diminui quando senta ou inclina o corpo para a frente. Muitas vezes esses sintomas são confundidos com uma virose. Por esse motivo, é importante conhecer todas as manifestações e procurar ajuda médica. 

É uma doença séria, que pode trazer muitas complicações na vida do paciente. Dessa maneira, o tratamento deve ser seguido à risca, sob pena de haver recorrência do processo, podendo até levar à necessidade de cirurgia. O exame de imagem  – eletrocardiograma,  ecocardiografia, além da ressonância cardíaca e a tomografia cardíaca – é a melhor maneira de diagnosticar a pericardite, segundo Minna Moreira.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.