Miocardite é mais comum em mulheres, jovens e crianças

A cardiologista Minna Moreira Dias Romano explica que o tratamento pode incluir medicamentos para regular o batimento cardíaco e melhorar a função do músculo do coração

 03/02/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Qualquer vírus pode causar a doença, inclusive o vírus da dengue – Fotomontagem com imagens de Freepik e kuer1 por Adrielly Kilryann/Jornal da USP

 

Logo da Rádio USP

A  miocardite é a inflamação do músculo cardíaco, chamado de miocárdio, e ocorre quando o sistema imunológico causa uma inflamação em resposta a uma infecção ou algum outro fator. 

Minna Moreira Dias Romano – Foto: Reproduçāo/Instagram

A cardiologista Minna Moreira Dias Romano,  professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP  (FMRP-USP), explica que os  principais sintomas são dor no peito, falta de ar ou palpitações, retenção de líquido e arritmias cardíacas.

A miocardite é uma doença mais comum em mulheres,  jovens e crianças. Qualquer vírus pode causar a doença, inclusive o vírus da dengue. 

Tratamento

O tratamento para miocardite, geralmente, é feito em casa, com repouso para evitar excesso de trabalho do coração. 

Porém, é necessário também fazer o tratamento adequado da infecção presente na origem da miocardite e pode ser necessário tomar antibióticos, antifúngicos ou antivirais. O tratamento pode incluir também medicamentos para regular o batimento cardíaco e melhorar a função do músculo do coração.

A ecocardiografia é o exame mais indicado para avaliação do quadro de miocardite. Em casos raríssimos se pede a biópsia do músculo cardíaco através de um cateterismo, porém, há risco de morte, por ser um exame invasivo. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.