Aumento da desigualdade afeta a cidadania

Razão e lucidez são a chave para o combate aos discursos de ódio empregados em nome da segurança pública, da família e da moral

 05/02/2019 - Publicado há 3 anos  Atualizado: 06/02/2019 as 14:16
Por

Para comemorar os 30 anos da Constituição Federal, o primeiro boletim Em Dia com o Direito desta semana fala sobre o momento de resgatar e reafirmar o pacto democrático e com ele defender os direitos dos trabalhadores, mulheres, negros, índios, deficientes e LGBTs.

O boletim aborda também a necessidade de se recobrar a razão e a devida lucidez para o avanço na efetivação dos direitos e, com isso, combater os discursos de ódio feitos em nome do emprego, da segurança pública, da família e da moral. “Este fato só aumentará a desigualdade social e, consequentemente, prejudicará a efetividade da cidadania e da dignidade da pessoa humana.”

O Em dia com o Direito é produzido e apresentado por alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas e coordenado pelo professor Nuno Coelho, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.  

Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.