Ambiente é o Meio #157: Desenvolvimento sustentável deve considerar a população local

Para ser sustentável, desenvolvimento deve contar com o equilíbrio de seus três pilares, o econômico, o social e o ambiental, diz pesquisador

 11/12/2024 - Publicado há 1 mês
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #157: Desenvolvimento sustentável deve considerar a população local
/

Neste episódio de Ambiente é o Meio o professor José Marcelino de Resende Pinto recebe o professor Adriano Fernandes Ferreira, diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para discutir a relação entre a preservação ambiental e a erradicação da pobreza na Amazônia.

Ao longo do episódio, o professor Ferreira argumenta que o desenvolvimento sustentável está baseado em três pilares: econômico, social e ambiental. Afirma que o desequilíbrio em algum desses pilares impede a obtenção do desenvolvimento sustentável. 

Ferreira informa também que em Manaus, a maior cidade da Amazônia, a concentração de pessoas de baixa renda fica às margens dos igarapés, resultando em desmatamento, poluição das águas por resíduos sólidos e a construção de casas sem o apoio do município. 

Ainda segundo o professor Ferreira, a capital amazonense está isolada do resto do País por conta do rio Amazonas, que não permite o transporte terrestre, apenas hídrico, o que faz com que o tempo das viagens aumente, bem como o preço dos alimentos. 

Ao elencar as especificidades de Manaus, Ferreira lembra que o desenvolvimento sustentável de um local deve ser pensado junto das pessoas que lá habitam, levando em conta as necessidades dos moradores; não deve ser projetado com base em modelos de outros locais, sem preocupação com a população local.

Ouça o episódio completo clicando no player acima.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.