![Ambiente é o meio - USP Ambiente é o meio - USP](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2019/10/podcast_subcanal_ambiente_e_o_meio-150x150.jpg)
Neste episódio de Ambiente é o Meio o professor José Marcelino de Resende Pinto recebe o professor Adriano Fernandes Ferreira, diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para discutir a relação entre a preservação ambiental e a erradicação da pobreza na Amazônia.
Ao longo do episódio, o professor Ferreira argumenta que o desenvolvimento sustentável está baseado em três pilares: econômico, social e ambiental. Afirma que o desequilíbrio em algum desses pilares impede a obtenção do desenvolvimento sustentável.
Ferreira informa também que em Manaus, a maior cidade da Amazônia, a concentração de pessoas de baixa renda fica às margens dos igarapés, resultando em desmatamento, poluição das águas por resíduos sólidos e a construção de casas sem o apoio do município.
Ainda segundo o professor Ferreira, a capital amazonense está isolada do resto do País por conta do rio Amazonas, que não permite o transporte terrestre, apenas hídrico, o que faz com que o tempo das viagens aumente, bem como o preço dos alimentos.
Ao elencar as especificidades de Manaus, Ferreira lembra que o desenvolvimento sustentável de um local deve ser pensado junto das pessoas que lá habitam, levando em conta as necessidades dos moradores; não deve ser projetado com base em modelos de outros locais, sem preocupação com a população local.
Ouça o episódio completo clicando no player acima.
Ambiente é o Meio