USP terá centro de pesquisa voltado para inovação em clima e sustentabilidade

Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade, o USPproClima, atuará com pesquisas voltadas para mudanças climáticas e emergência ambiental

 10/12/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 07/01/2025 às 15:35
Por
USP terá centro de pesquisa voltado para inovação em clima e sustentabilidade – Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Reprodução/USP e wirestock/Freepik

 

Leia este conteúdo em InglêsO Conselho Universitário aprovou a criação do Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade, o USPproClima, que atuará com pesquisas voltadas para mudanças climáticas e emergência ambiental. A reunião do Conselho que tratou da deliberação do tema foi realizada no último dia 10 de dezembro. 

O novo centro, que estará ligado diretamente à Reitoria, terá cinco áreas de pesquisas: gerenciamento de carbono e soluções baseadas na natureza, prevenção de desastres, ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance, que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa), economia circular, além de gestão de resíduos sólidos e geração de energia renovável. Entre as tecnologias utilizadas estão a energia fotovoltaica e o biodigestor, sistema inovador que transforma resíduo orgânico em energia, licenciado para operação pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Carlos Gilberto Carlotti – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“A questão do clima foi um tema levantado na reunião mais recente do Conselho Consultivo da USP e a Universidade dispõe de vários grupos de pesquisa e de pesquisadores que atuam nessa área”, destacou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Carlotti citou iniciativas recentes das Unidades de Ensino e Pesquisa relacionadas à sustentabilidade, como a implementação da energia fotovoltaica na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), que deverá produzir 25% da energia consumida pela escola. 

O USPproClima ficará localizado no prédio do Centro de Difusão Internacional (CDI), no campus da USP-Capital, e terá entre seus conselheiros a ex-ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além de especialistas, pesquisadores e docentes de diversos países.

Patrícia Iglecias – Foto: Reprodução/FD-USP

“A USP é uma universidade de grande destaque, a única no âmbito nacional entre as 100 melhores do mundo, inclusive em rankings relacionados à área da sustentabilidade. Nosso novo centro atuará em prol da inovação e de soluções relacionadas a esse tema, com pesquisas que podem impulsionar o cenário climático mundial”, destaca a coordenadora do USPproClima e superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patrícia Iglecias.

O USPproClima soma-se a um rol de oito Centros de Estudos, criados recentemente pela Reitoria para pesquisar, de forma interdisciplinar, grandes temas relevantes para a sociedade: Amazônia Sustentável (Ceas), Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), Agricultura Tropical Sustentável (Stac), Gases de Efeito Estufa (RCGI), Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO), Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas (CIAAM), Observatório das Instituições Brasileiras (COI) e USP-China. 

Os Centros de Estudos da USP têm como principal característica a atuação multidisciplinar no ensino, na pesquisa e na extensão, com a possibilidade de atuação de pesquisadores e professores de diversas áreas, externos ou não à USP, do Brasil ou do exterior. Em sua estrutura, os centros contam com comitês gestores, conselhos consultivos e comissões temáticas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.