Após aprovação, MP das Concessões acalora debate sobre privatização

Para professor, medida possui tanto vertentes positivas quanto negativas; cabe ao governo gerir de forma correta

 23/05/2017 - Publicado há 7 anos
Por

 

Logo da Rádio USP

Nas últimas semanas, o Senado aprovou a Medida Provisória 752/16. Conhecida como a MP das Concessões, o projeto autoriza a prorrogação e relicitação de contratos pertencentes ao Programa de Parceria de Investimentos (PPI).
Os PPI’s foram criados pelo governo com o intuito de ampliar e fortalecer a relação Estado-iniciativa privada. Com a MP entrando em vigor, setores pertencentes ao programa, como rodoviário, ferroviário e aeroviário, poderão ter seus contratos estendidos por até 30 anos.
Atualmente, muito se debate sobre privatização e acordos de aproximação entre empresas públicas e particulares. Sobre o assunto, a Rádio USP conversou com o professor José Roberto Savoia, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Especialista no tema, Savoia comentou sobre como esses programas afetam a sociedade e quais são as consequências da privatização à população. Ouça a entrevista acima:


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.