A tecnologia como forma de aprimorar os serviços prestados pela saúde

Clovis Alvarenga Netto pontua os benefícios do uso da tecnologia para a gestão da saúde, que só tende a ganhar com o uso de aparelhos, softwares e aplicativos de telemedicina

 17/12/2021 - Publicado há 2 anos
O atendimento pode melhorar através do uso de aparelhos, softwares e aplicativos de telemedicina – Foto: Francisco Emolo/USP Imagens
Logo da Rádio USP

A pandemia de covid-19 expôs a importância da união entre as ciências da saúde e a gestão de serviços. A viabilização de um plano vacinal, por exemplo, exigiu habilidades além daquelas desenvolvidas em cursos de medicina ou enfermagem. Para tanto, o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP promoveu a disciplina Empreendedorismo e Gestão de Serviços em Saúde, conta o professor Clovis Alvarenga Netto ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição.

Segundo Netto, o incentivo da Universidade à multidisciplinaridade e até mesmo a aproximação entre diferentes campi foi essencial para a formulação da disciplina. Diante da demanda dos estudantes da saúde pelo estudo da inovação e empreendedorismo, o professor buscou unir a temática a ações já existentes no curso de Engenharia: “O pessoal da Poli já vinha desenvolvendo aplicativos, aparelhos e equipamentos para oferecer uma melhor prestação de serviços aos usuários. Então, a ideia foi juntar as duas áreas, trabalhar em equipe para criar algo que melhor atendesse aos pacientes”, diz.

O objetivo central das aulas, conta o professor, era pensar o aperfeiçoamento dos serviços de saúde a partir da solução de alguns de seus problemas. “No caso da vacinação, era necessário não apenas fabricar o imunizante, mas também entender como alcançar toda a população e vaciná-la”, exemplifica. Para aprimorar o atendimento em postos de saúde, por sua vez, Netto propõe que os estudantes identifiquem os diferentes tipos de clientes que atendem e suas respectivas exigências: “Em parte dos serviços de saúde, os clientes são os pais ou responsáveis, e não a criança que está doente e toma a medicação, por exemplo”.

Por fim, Netto pontua os benefícios do uso da tecnologia para a gestão da saúde. “O atendimento pode melhorar através do uso de aparelhos, softwares e aplicativos de telemedicina”, diz, e aproveita para destacar o potencial do último: “A legislação tem mudado quanto à telemedicina. Ela não elimina a necessidade do primeiro atendimento ocorrer presencialmente, mas alguns acompanhamentos do paciente podem ser feitos a distância”, completa.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.