A relação da ética com a advocacia

Dentro desta profissão, ética é tratar de um conjunto de deveres morais de um grupo ou indivíduo

 23/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 04/11/2019 as 13:53
Logo da Rádio USP

O primeiro boletim Em dia com o Direito desta semana fala sobre o papel dos advogados frente à ética que rege tanto a profissão quanto o cotidiano dos cidadãos. 

O advogado é um profissional liberal, graduado em direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si ou ante o Estado.

Dentro desta profissão, ética é tratar de um conjunto de deveres morais de um grupo ou indivíduo. A palavra “ética” vem do grego ethos e significa caráter, disposição, costume e hábito.

A conduta do profissional do direito é regulada pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conforme consta na lei federal nº 8.906 de 1994. O artigo 54 da lei versa sobre os postulados de moralidade a serem obedecidos.

Merece um destaque especial os princípios fundamentais da lei, onde o primeiro artigo exige do advogado uma conduta firmada com os princípios da moral individual, social e profissional. Assim, impõe ao advogado a observância da honra, nobreza e dignidade da profissão sem interferência do zelo por sua reputação profissional e pessoal. 

Este boletim Em dia com o Direito foi produzido e apresentado por Carlos Humberto Oliveira, advogado e membro relator do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB em Ribeirão Preto, SP. Os boletins são coordenados pelo professor Nuno Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. 

Ouça no link acima a íntegra do boletim Em dia com o Direito.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.