A periferia se manifesta no interior das centralidades da metrópole contemporânea
Martin Grossmann exemplifica seu ponto de vista citando filmes como “Que Horas Ela Volta” e o argentino “O Homem ao Lado”; na música, o álbum “AmarElo”, de Emicida
Martin Grossmann exemplifica seu ponto de vista citando filmes como “Que Horas Ela Volta” e o argentino “O Homem ao Lado”; na música, o álbum “AmarElo”, de Emicida
Audiovisuais retratam São Paulo em diversos momentos e períodos, seja em filmes de ficção, como “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, seja em documentários como “Racionais Mc’s: Das Ruas de São Paulo pro Mundo”
Santos Dumont e o cineasta Alberto Cavalcanti tiveram influência da “flânerie”, segundo Martin Grossmann, que diz que o termo tem tudo a ver com a modernidade das metrópoles contemporâneas
Desta vez, o triunvirato é formado por mulheres indígenas: Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites, que pretendem levar adiante o projeto Caminho da Cutia
Martin Grossmann comenta as reações suscitadas em alguns veículos a respeito da lista da Fuvest para seus próximos vestibulares, a qual contém somente mulheres autoras
Martin Grossmann cita e comenta dados de pesquisa produzida pelo Datafolha em parceria com o Itaú Cultural
Evento enaltece a resistência, resiliência do povo negro, sua memórias, conhecimentos e saberes
Diretor regional do Sesc São Paulo foi o responsável por revolucionar o campo da cultura, diz Martin Grossmann
A relação da arquitetura intimista e residencial com a arquitetura claramente social e central na esfera pública de uma cidade como São Paulo
Arquiteturas internas, cenografias, expografias e museografias
Intitulada “Coreografias do Impossível”, trata-se de uma proposta heterogênea, plástica, política, dinâmica, sensual até, que pretende oferecer ao público outras narrativas, avalia Martin Grossmann
É o que diz Martin Grossmann ao comentar a tentativa do prefeito da capital, Ricardo Nunes, de transformar o Departamento de Patrimônio Histórico em mera Coordenadoria
Séries e filmes são os destaques da realidade americana
Escolha de 17 colunistas do jornal, embora muito distintos entre si, traz uma visão diferente daquele país e do que ele representa, diz Martin Grossmann
O professor Martin Grossmann avalia “Emergências Culturais”, lembrando que a pandemia criou a necessidade de “experimentar outros modos de comunicar e tornar presentes as artes na vida social”
Segundo Martin Grossmann, o desafio do museu, depois da morte de seu idealizador, Emanoel Araujo, é o de ampliar a participação coletiva daqueles que integram o legado afrodiaspórico no Brasil
Martin Grossmann fala de um recente encontro que aconteceu no Instituto de Estudos Avançados sobre a decolonização dos museus, um processo em discussão aqui e no Japão
Martin Grossmann fala sobre o Museu das Culturas Indígenas, um dos novos espaços da cidade, e sobre algumas exposições que promovem o protagonismo indígena
Martin Grossmann elenca as bibliotecas, os hortos botânicos, o planetário e o zoológico, entre outros, como espaços que também cumprem essa finalidade
Para Martin Grossmann, em “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” o sentido das coisas se faz lentamente, de forma fugaz, gerando grande inquietação; apesar disso, é um filme com preocupações reais