Debates destacam a importância da diversidade no mercado de trabalho

Evento organizado por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP contará com atividades on-line aos sábados e reunirá pesquisadores, empresas e personalidades

 27/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 24/05/2022 as 9:25
Por
Imagem: Reprodução USP Diversidade / Prceu

Para debater a diversidade no âmbito acadêmico e profissional, ocorrerá a 6º Semana de Diversidade da Escola Politécnica da USP (SEDEP-USP), em São Paulo. A partir do dia 1º de agosto o evento será promovido de maneira virtual pela Frente PoliPride, o coletivo de diversidade sexual e de gênero da Poli. 

“A SEDEP é um evento com foco em fortalecer as comunidades minoritárias dentro da faculdade e da USP como um todo, visto que é o maior evento do tipo na universidade, e conscientizar os estudantes sobre a questão da diversidade”, explicou Lucas Dias, diretor de eventos e marketing do coletivo, ressaltando que a abordagem central é a comunidade LGBTQIAP+. 

A equipe decidiu permanecer com a realização, apesar da pandemia do novo coronavírus, por considerar o atual momento capaz de trazer inovações para o evento, que é anual e ocorre desde 2015. “Percebemos que havia várias vantagens no formato on-line, como um custo de realização mais reduzido e a possibilidade de maior atração de público em um horário mais viável, já que o formato presencial muitas vezes competia com aulas e palestras simultaneamente”, ressalta Lucas. 

O evento ocorrerá aos sábados do mês de agosto, a partir do dia 1º, sempre às 14 horas. A abertura contará com uma mesa sobre saúde mental e sexual. Os dias seguintes tratarão sobre gênero e sexualidade, empatia e conscientização, mercado de trabalho e minoria das minorias.

“Traremos abordagem dos movimentos de pessoas negras e de pessoas com deficiência, que são extremamente invisibilizadas pela nossa sociedade e, infelizmente, por parte da comunidade LGBTQIAP+, sendo o dia em que podemos contribuir para essas pessoas, dando voz a essas causas dentro da sigla e mostrando que representatividade é mais do que necessária em todos os espaço”, segundo Lucas Lara, diretor de evento do coletivo da Poli.

A Semana de Diversidade contará ainda com a participação de empresas e personalidades como a drag queen e youtuber Rita Von Hunty. Confira a programação na tabela abaixo. 

 

Imagem: Divulgação / SEDEP-USP

A transmissão será realizada ao vivo por meio do YouTube. Os links para as transmissões serão publicados na página do Facebook e Instagram da Semana de Diversidade. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.